IFRR publica edital para solicitação de certificação do Encceja

Certificação com base nos resultados do Encceja é voltada para pessoas que não concluíram o ensino fundamental ou médio em idade regular. – Foto: Ascom/IFRR

Candidatos que realizaram e obtiveram aprovação no Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (o Encceja), referente ao ano de 2023, já podem solicitar a certificação ou a declaração parcial de proficiência. O edital foi publicado no último dia 29, e está disponível aqui

A certificação com base nos resultados do Encceja é voltada para pessoas que não concluíram o ensino fundamental ou médio em idade regular, conforme prevê a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). A declaração parcial de proficiência é uma certificação parcial, que prova que o participante conseguiu atingir a pontuação mínima necessária em uma ou mais áreas de conhecimento avaliadas pelo Encceja, que correspondem ao atual ensino médio.

O exame atende também pessoas privadas de liberdade e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, ou que estão fora do sistema escolar. Para realizar a solicitação, o candidato deverá seguir o passo a passo disponível neste link.

É preciso ter selecionado o IFRR como unidade certificadora durante a inscrição no exame. No IFRR, as unidades certificadoras são: Campus Avançado Bonfim (CAB), Campus Boa Vista (CBV), Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO) e Campus Novo Paraíso (CNP).

Encceja

É constituído por quatro provas objetivas, por nível de ensino, cada uma contendo 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação. O Inep, ligado ao Ministério da Educação (MEC), é o responsável pela realização do exame, que é aplicado desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. A emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação e dos Institutos Federais que firmam Termo de Adesão ao Encceja.

Veja também

Topo