IFRR realiza seminário sobre Transtornos de Neurodesenvolvimento e Intervenção no Ambiente Escolar

Evento tem a proposta de ser um meio de comunicação e integração entre a comunidade e o instituto. – Fotos: Ascom/IFRR

Como parte das ações relacionadas ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência (21 de setembro), o 1.º Seminário sobre Transtornos de Neurodesenvolvimento e o Processo de Intervenção no Ambiente Escolar, promovido pelo Napne (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas), em parceria com a Coordenação de Esportes do CBV (Campus Boa Vista), será realizado nos dias 27 e 28 de setembro, no auditório da unidade de ensino do IFRR (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima).

O evento, que tem como público-alvo profissionais da educação, da saúde e acadêmicos e acadêmicas de licenciaturas, visa disseminar informações e estimular um olhar mais cuidadoso sobre as necessidades singulares de cada pessoa nos ambientes de integração escolar. O período de inscrições está aberto até 26 de setembro, por meio do link https://boavista.ifrr.edu.br/extensao/cursos.

Idealizadora do evento, a professora doutora do curso de Educação Física do CBV, Eliana Mendonça, disse que o evento está sendo promovido com a proposta de ser um meio de comunicação e integração entre a comunidade e o instituto, visando apresentar, por meio de palestras, as dificuldades que podem ocorrer na infância e a importância de conceituá-las a partir do olhar de multiprofissionais que contribuem para o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes.

A coordenadora de Educação Especial e Inclusiva do CBV, Áurea Miranda, destaca que o ambiente acadêmico é primordial para estimular o conhecimento científico e apoiar temáticas que auxiliem na atuação de professores e professoras.

“Esta é uma ação que ocorre todos os anos e que é prevista em nosso calendário escolar, porém este ano resolvemos trazer o seminário para debater os temas que são constantes nas salas de aula de crianças e adolescentes, com os quais professores e professoras precisam lidar no dia a dia”, comentou.

Para isso, diversas palestras sobre transtornos do espectro autista, transtornos do desenvolvimento intelectual, transtornos do desenvolvimento motor, entre outras, fazem parte da programação, que conta com certificação e carga horária de 16 horas.

Confira a programação:

27/9/22

14h – Abertura do evento/Apresentações artístico-culturais, com Orlando Júnior

14h30 – Conferência de abertura, com a professora doutora Eliana S. Coêlho Mendonça

15h – Palestra 1: “Transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (TDAH)”, com a neuropsicóloga Jussara Barbosa

16h30 – Palestra 2: “Transtornos específicos de aprendizagem”, com a neuropsicológa Jussara Barbosa

19h – Palestra 3: “Transtornos de desenvolvimento de comunicação”, com a fonoaudióloga especialista Suzane Salvador Vasconcelos

28/9/22

14h – Palestra 4: “Implicações pedagógicas para o desenvolvimento do aluno com deficiência intelectual”, com a professora mestra Lana Cristina Barbosa de Melo

16h – Palestra 5: “Transtornos motores, com a professora doutora Eliana S. Coêlho Mendonça

18h30 – Palestra 6: “Práticas baseadas em evidência para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) no ambiente escolar”, com a professora especialista Tayna Felix Agra

 

 

Veja também

Topo