Igreja Catedral Cristo Redentor celebra 50 anos com semana comemorativa

A programação do Jubileu de Ouro vai de 14 a 20 de novembro e conta com presença do Cardeal da Amazônia, Dom Leonardo Steiner. – Fotos: Carlos Victor Nery

A Igreja Catedral Cristo Redentor, da Diocese de Roraima, completa 50 anos de sua construção com uma programação nas noites de 14 a 20 de novembro. A comemoração do jubileu de ouro da “Igreja mãe” tem como tema “eu sou a videira, vós os ramos!” (Jo 15, 5) e contará com missas, adoração ao Santíssimo Sacramento e momentos oracionais.

Um jubileu de ouro é a comemoração de um ano sabático que tem significado particular e se realiza a cada 50 anos. Neste período, há um perdão geral dos fiéis e faz um chamado a aprofundar a relação com Deus e com o próximo. Por isso, cada Ano Santo é uma oportunidade para alimentar a fé e renovar o compromisso de ser um testemunho de Cristo.

Nos 50 anos da Catedral, o ano jubilar teve início na festa de Cristo Rei, em novembro do ano passado. Para encerrar a festividade, a Igreja preparou uma semana de programação, que iniciará no dia 14 e segue até dia 20, com festa de Cristo Rei.

A celebração do Jubileu de Ouro da Catedral é vista como um momento de agradecimento pela perseverança da Igreja que caminha neste meio século. De acordo com Padre Josimar Lobo, Pároco da Catedral Cristo Redentor, “celebrar 50 anos, é dizer ao Senhor da vida ‘muito obrigado’ e com o coração cheio de gratidão, pedir a Ele paz, esperança, sabedoria e ternura para continuarmos nesta caminhada triunfal rumo a Jerusalém Celeste”. O pároco também afirmou que é oportunidade de fazer memória à tantas pessoas que foram testemunhas oculares do evangelho do reino de Deus em Roraima.

Semana Celebrativa do Jubileu de Ouro

Segunda-feira (14/11)

Missa paroquial na Igreja Catedral, às 18h30.*

Terça-feira (15/11) –

Atendimento para confissões, das 15h às 17h30;

Oração do Santo Terço, conduzido pelo Apostolado da Oração, às 18h.

Quarta-feira (16/11) – Primeiro dia do Tríduo

Atendimento para confissões, das 9h às 11h;

Santa Missa, às 11h30;

Missa paroquial na Igreja Catedral, às 18h30.*

Quinta-feira (17/11) – Segundo dia do Tríduo

Atendimento para confissões, das 15h às 17h30;

Adoração ao Santissimo Sacramento, de 9h às 18h30;

Missa paroquial na Igreja Catedral, às 18h30.*

Sexta-feira (18/11) – Terceiro dia do Tríduo

Missa paroquial na Igreja Catedral, às 18h30.*

Sábado (19/11) – Solenidade Civil

Exposição Fotográfica e Documentário dos 50 anos da Igreja Catedral, às 19h.

Domingo (20/11) –

Santa Missa, com celebração do Crisma, às 9h30.

Missa Campal diocesana, às 18h – presidida pelo Cardeal da Amazônia, Dom Leonardo Steiner, com participação de todos os sacerdotes, religiosos e religiosas da Diocese de Roraima.

*Durante a semana do Jubileu de Ouro, as missas nas comunidades da Paróquia Catedral, celebradas de Segunda a Sexta, serão todas na Igreja Catedral Cristo Redentor, assim como toda a programação dos 7 dias.

Igreja Catedral Cristo Redentor

A Igreja Catedral Cristo Redentor começou a ser construída ainda no ano de 1967, demorando 5 anos até sua inauguração. O terreno onde hoje está a igreja foi doado para a então Prelazia do Rio Branco na festa de São Sebastião em 1962, quando Dom José Nepote ainda era o bispo responsável.

No início de sua construção, o projeto original precisou ser adaptado por falta de mão de obra e material para construção do prédio de concreto. Com sua arquitetura moderna para a época, a construção da catedral foi um grande marco para evolução da construção civil em Roraima, pelo uso inédito de um material chamado “seixo rolado” local, que foi encontrado por um indigena no alto do rio Cauamé.

O projeto original foi retomado apenas 39 anos depois, no ano de 2011, dando a Catedral Cristo Redentor o modelo que tinha em seu primeiro projeto. Atualmente, após 50 anos de sua inauguração, a construção é um dos principais cartões postais de Roraima, ficando localizada no Centro Cívico da capital Boa Vista.

 

Veja também

Topo