Garantir saúde para todas as pessoas, dando a assistência necessária aos 15 municípios do Estado. É com esse objetivo que o Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), vem investindo na ampliação da capacidade de imunização da população roraimense.
De janeiro até o dia 14 de outubro deste ano, o Estado realizou a distribuição de quase dois milhões de insumos, como vacinas e soros, tudo com o intuito de reforçar as salas de vacinas existentes em Roraima.
A gerente do NEPNI (Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização), Simirames Lopes, explicou que na rede de frio são recebidas as vacinas. “Elas [vacinas] são armazenadas e distribuídas aos municípios com qualidade e excelência, dentro dos padrões preconizados pelo Ministério da Saúde”, ressaltou.
Além do envio de insumos, o NEPNI também tem sido responsável por promover orientação aos profissionais de saúde, graças à realização de capacitações sobre a eficiência da vacinação e combate às notícias falsas.
“Desde abril deste ano, nós capacitamos os 15 municípios em salas de vacinação, além dos DSEIs [Distrito Sanitário Especial Indígena] Leste e Yanomami. Houve sensibilização desses técnicos para buscar o público-alvo com o objetivo de manter o cartão de vacina atualizado, porque observamos que há um descrédito em relação às vacinas, por conta da disseminação de fake news”, ressaltou.
Monitoramento
A Campanha contra a Poliomielite e Multivacinação segue até o final deste mês, conforme determinação do Ministério da Saúde. Até o momento, Roraima aplicou 16.551 doses de vacinas, o que equivale a cobertura vacinal de 33,23%. Os dados são parciais e estão em constante atualização.
Cabe destacar que os municípios são responsáveis pela execução das campanhas junto ao público-alvo, sem desconsiderar ainda o papel dos pais na responsabilidade em vacinar os filhos, evitando a reintrodução de doenças já consideradas erradicadas no país.
Paralelamente, a CGVS (Coordenação Geral de Vigilância em Saúde), órgão da Sesau, tem executado algumas atividades nas chamadas cidades gêmeas das fronteiras de Roraima, como a vacinação simultânea em Pacaraima e Bonfim, municípios vizinhos de Santa Elena de Uairén (Venezuela) e de Lethem (Guiana), respectivamente.
As atividades nessas localidades iniciam no dia 2 de novembro e se encerram no dia 12, beneficiando ainda a área indígena que é assistida pelos DSEI Leste e Yanomami.
Suyanne Sá