O resultado do 1º Concurso de Redação do Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), foi divulgado em Diário Eletrônico do Poder Legislativo dessa terça-feira, 19.
A solenidade de entrega da premiação ocorre nesta sexta-feira, 22, no Plenário Valério Caldas de Magalhães. O evento marca o encerramento da ação que envolveu estabelecimentos de ensino do Estado, e reunirá, numa festa inclusiva, alunos, professores e familiares das escolas da capital e do interior.
Na categoria interior, foram agraciadas com os prêmios as alunas Graziela Vitória da Conceição de Jesus, Thalita Souza Santos e Vitória Sampaio Pedro, que estudam nas escolas Padre José Monticone (Mucajaí), Colégio Estadual Militarizado Desembargador Sadoc Pereira (Alto Alegre) e Escola Estadual José de Alencar (Rorainópolis), respectivamente.
Na capital, o 1º lugar foi conquistado por Pollyana Alves de Oliveira, seguido de Vitória Jacinto da Silva e Paulo Thiago Valença Figueroa, que estudam no Centro de Educação do Trabalhador João de Mendonça Furtado Sesi/RR, Fundação Bradesco e Instituto Sion, respectivamente.
Os vencedores foram premiados com notebooks, fones de ouvido, smartphones e tablets. Com o tema “Autismo: desafios na sociedade brasileira atual”, o certame estimulou junto à comunidade escolar a busca por mais conhecimentos acerca do transtorno do espectro autista (TEA).
Além dos alunos, os professores Carlos Carioca, Rosivânia Ribeiro Abreu e Moisés Santos, que lecionam nas escolas do interior, bem como Stella Praetorius, Andreia Jordania de Araújo e Nelcicleia Tavares Honda, de escolas da capital, que acompanharam e orientaram os estudantes no desenvolvimento do tema, também foram contemplados com os mesmos prêmios.
Para a deputada Angela Águida Portella (PP), presidente do Programa de Atendimento Comunitário da ALE-RR, e idealizadora do TEAMARR, o concurso atingiu o objetivo a que se propôs e foi um grande sucesso. Ela destaca que iniciativas como esta ajudam na inclusão, disseminação de informações e na construção de uma sociedade mais humana.
“Conseguimos ter uma boa participação das escolas do interior e capital. E agora, na reta final, com a divulgação dos ganhadores e a solenidade de premiação para encerrar com honra esse trâmite. Ficamos muito felizes com a quantidade de inscritos, porque não é somente um concurso de redação, é uma ferramenta de informação sobre o autismo, algo tão falado, mas ainda permeado por preconceitos e falta de informações”, avaliou a parlamentar.
O presidente da Comissão Permanente de Licitação (CPL), Janderson Barbosa, enfatizou que a transparência no processo foi fundamental para a realização do concurso.
“Fizemos uma modalidade de licitação, seguimos todo o procedimento, conforme o cronograma, e hoje está saindo o resultado oficial, e na sexta-feira será a premiação. Tudo foi publicado no Diário Oficial da Assembleia, mostrando a transparência do processo”, ressaltou.
Caroline Martins, assistente social e presidente da comissão organizadora do certame, compartilha da mesma opinião. “O primeiro concurso de redação obedeceu a todo o cronograma que foi estipulado, tanto no regulamento quanto no edital que foi disponibilizado para todos aqueles que tivessem a intenção de participar. Nós também disponibilizamos todas as informações necessárias no site da Assembleia Legislativa, seguimos todos os trâmites em questão de interposição de recursos, homologação das inscrições, a parte da análise das redações por uma comissão julgadora, formada por excelentes profissionais qualificados”, reforçou.
Confira os vencedores por categoria e a premiação:
Escola Capital
1º Lugar – Centro de Educação do Trabalhador João de Mendonça Furtado SESI/RR
Aluna: Pollyana Alves de Oliveira
Professora: Stella Praetorius
2º Lugar – Fundação Bradesco
Aluna: Vitória Jacinto da Silva
Professora: Andreia Jordania M. de Araújo
3º Lugar – Instituto Sion
Aluno: Paulo Thiago Valença Figueroa
Professora: Nelcicleia Tavares Honda
Escola Interior
1º Lugar – Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Padre José Monticone – Mucajaí
Aluna: Graziela Vitória da Conceição de Jesus
Professor: Carlos Carioca
2º Lugar – Colégio Estadual Militarizado Desembargador Sadoc Pereira – Alto Alegre
Aluna: Thalita Souza Santos
Professora: Rosivânia P. Ribeiro Abreu
3º Lugar – Escola Estadual em Tempo Integral José de Alencar – Rorainópolis
Aluna: Vitória Sampaio Pedro
Professor: Moisés B. Santos
Premiação Boa Vista
Categoria aluno
1º lugar: notebook, mochila, fone de ouvido e mouse
2º lugar: smartphone, mochila e fone de ouvido
3º lugar: tablet, mochila e fone de ouvido
Categoria professor orientador
1º lugar: notebook, mochila, fone de ouvido e mouse
2º lugar: smartphone e fone de ouvido
3º lugar: smartphone e fone de ouvido
Interior
Categoria aluno
1º lugar: notebook, mochila, fone de ouvido e mouse
2º lugar: smartphone, mochila e fone de ouvido
3º lugar: tablet, mochila e fone de ouvido
Categoria professor orientador
1º lugar: notebook, mochila, fone de ouvido e mouse
2º lugar: smartphone e fone de ouvido
3º lugar: smartphone e fone de ouvido
Marilena Freitas