As irmãs Cristina Pereira Paiva, Saiuri Pereira da Silva e Iderlândia Pereira Paiva receberam nesta terça-feira, 31, as chaves da casa nova, construída pelo Incra, no projeto de assentamento Nova Amazônia 1, na zona rural de Boa Vista.
“Estamos realizando o sonho da nossa mãe, Maria das Dores, que morava numa casa de barro e lutou muito para ter uma moradia em alvenaria. Ela sempre dizia que na hora que recebesse a chave, queria ser a primeira a entrar. Ela não está mais aqui, então nós vamos entrar na casa, mas eu agradeço a todos pelo apoio que deram para a minha mãe”, disse Cristina.
Maria da Dores, beneficiária da reforma agrária, faleceu recentemente. Ela fundou a Associação Anjos de Luz e dedicou sua vida à causa das pessoas com deficiência em Roraima.
Suas filhas e a neta Sofia agora são as beneficiárias do lote 220, da vicinal 8, do PA Nova Amazônia 1, onde o Incra construiu uma casa em alvenaria, com dois quartos, sala e cozinha americana, banheiro interno, instalação sanitária, elétrica e hidráulica.
A moradia foi financiada pelo Crédito Instalação na Modalidade Habitacional, no valor de R$ 34 mil.
Outras 18 famílias do assentamento Nova Amazônia também receberam as chaves das suas casas nesta terça-feira, em solenidade realizada na Escola Municipal Aureliano Soares da Silva. Em todo o Estado, 220 famílias estão sendo beneficiadas com o Crédito Habitacional e deverão receber as chaves dos imóveis até o final do ano, segundo o superintendente do Incra em Roraima, Antônio Adessom Gomes dos Santos.
Ao discursar em nome dos assentados, o agricultor José Rosa da Silva disse que a entrega da casa ocorreu em boa hora, pois a chuva e o vento arrancaram o telhado do barraco de madeira em que vivia no Sítio Deus Me Deu, com a esposa, Sebastiana Gonçalves da Silva e dois netos menores de idade.
“A chuva levou todo o telhado, estragou a televisão, mas graças a Deus e ao Incra, vamos mudar ainda hoje e não vamos mais passar por isso”, destacou. No lote onde é assentado, ele e a esposa cultivam macaxeira, banana, verduras e criam galinhas.
Estradas
O assentamento Nova Amazônia 1 também recebeu investimentos em infraestrutura. As vicinais 01, 01-A, 3-A e 4, que somam um total de 69,52 quilômetros, foram recuperadas com recursos de emenda parlamentar do senador Mecias de Jesus e do deputado federal Jhonatan de Jesus.
“A revitalização dessas estradas e a entrega dessas casas pelo Incra representa dignidade para essas famílias e traduz o compromisso do governo federal com o pequeno produtor”, afirmou o superintendente, Antônio Adessom.