Infância e Juventude: Judiciário mobiliza rede de proteção para impulsionar ações

Objetivo é avaliar o trabalho realizado, pelas redes de proteção e traçar ações conjuntas para garantir e assegurar os direitos das crianças e dos adolescentes. _ Foto: Nucri TJRR

Nesta terça-feira, 7, a I Vara da infância e Juventude do Poder Judiciário de Roraima realizou a reunião de alinhamento com os serviços de acolhimento, conselhos tutelares e o Departamento de Proteção Especial Social da Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (DPSE / SETRABES).

O encontro ocorre três vezes ao ano e o objetivo é avaliar o trabalho realizado, pelas redes de proteção e traçar ações conjuntas para garantir e assegurar os direitos das crianças e dos adolescentes que vivem em Roraima. Segundo o juiz titular da 1ª Vara da Infância e Juventude, Parima Dias Veras, a reunião marca o diálogo e articulação das redes para que as ações destinadas à criança e ao adolescente sejam executadas da melhor forma.

“Hoje nós debatemos sobre o acolhimento e a entrega voluntária de crianças. Além dos desafios que ocorrem dentro dos abrigos e precisam de articulação entre os membros da rede. Essas pessoas são as responsáveis por cada instituição, e é a partir delas que nós tomamos as decisões e iniciamos a execução dessas deliberações da reunião de ajuste, por isso é importante a participação de todos”, destacou o juiz.

A conselheira tutelar Jaiza Lameira participou da reunião e destacou a necessidade do diálogo entre as redes para a efetiva defesa dos direitos da criança e do adolescente.

“Quando nós nos reunimos, diagnosticamos e procuramos solucionar os desafios ainda impostos dentro da rede. Quando erramos, conversamos entre a rede para que lá na frente, esses erros não se repitam”, completou.

Dizoneide Lima, gerente do abrigo infantil estadual em Roraima, também avaliou o encontro e ressaltou a relevância dos debates presenciais para o diagnóstico de atuação das redes de proteção à criança.

“Nós trabalhamos em parceria com o Poder Judiciário e o conselho tutelar. Esse encontro é muito importante pra gente avaliar nosso trabalho. Se a gente teve algum erro, que a partir da troca de conhecimento, possamos acertar daqui pra frente para que nosso trabalho seja um trabalho de excelência”, completou.

 

Veja também

Topo