Instituto Sion disponibiliza plataforma para alunos treinarem para o Enem

Durante as aulas, os alunos são orientados sobre as regras gramaticais. – Foto: Ascom/Cathedral

Dos mais de 2 milhões de participantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, apenas 22 alcançaram a nota máxima na redação. Para ajudar seus alunos nesta preparação, o Instituto Sion utiliza o poder da tecnologia para ajudar quem deseja escrever uma história de sucesso. A instituição disponibilizou a plataforma Texto-1000, que permite a realização de simulados, em busca de melhores resultados.

Treinar com consistência é o que torna possível alcançar 1000 pontos na Redação do Enem. A professora de Redação do Instituto Sion, Cleia Honda, explicou que, a cada mês, a plataforma do Sistema Farias Brito libera uma proposta de redação. O aluno faz o login e pode ler os textos motivadores e o tema da redação. Após isso, ele tem uma hora e meia para digitar seu texto e enviar.

Ela pontuou que após isso, o aluno aguarda a correção de sua redação seguindo as competências do Enem. “A correção é feita pela equipe de inteligência artificial do Sistema Farias Brito. O aluno pode, a cada devolutiva, perceber qual competência precisa melhorar”.

A diretora do Instituto Sion, Dirci Duarte, enfatizou que a plataforma possibilita a realização de outros simulados, bem como o laboratório de Redação, que é trabalhado ao longo dos três anos do Ensino Médio.

“O Texto 1000 possibilitou um maior foco na Redação porque acreditamos que exercitar e aprimorar a escrita do aluno é incentivar a leitura, o raciocínio e ampliar visão e pensamentos. A inovação e tecnologia é uma realidade no Sion, pois essas atividades podem ser realizadas até mesmo pelo celular e conferidas da mesma forma. Com certeza este é um diferencial do Instituto Sion, que contribuirá para o excelente desempenho dos nossos alunos no Enem e na vida de cada um deles”, disse a diretora.

Os temas das Redações, o repertório cultural e o resultado de cada aluno são abordagens realizadas em sala de aula, para que todos os alunos possam aprimorar as competências exigidas pelo Enem.

Durante as aulas, os alunos são orientados sobre as regras gramaticais como uso da vírgula, de conectivos e realiza aulas interdisciplinares com professores de outros componentes curriculares, enriquecendo os repertórios socioculturais de cada aluno.

Redação

O Enem avalia a capacidade de argumentação, de criar e propor soluções. Então é necessária uma forte orientação para as competências argumentativas, para o olhar crítico aos problemas enfrentados, com proposta de solução para a sociedade avançar.

A redação, quando bem exercitada, contribuirá não apenas para a aprovação no Enem, mas para aprimorar o senso crítico do aluno, possibilitar melhor organização das ideias e aprimorar a capacidade argumentativa.

Por possibilitar essa forma de expressão e favorecer o protagonismo do estudante, o Sion está alinhado aos objetivos da Educação previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

 

 

Veja também

Topo