A 18° edição do Campeonato Cabelos de Prata ocorreu na manhã desta quinta-feira, 16, na Vila Olímpica Roberto Marinho e contou com a participação dos integrantes de sete Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A competição esportiva vai até sexta-feira, 17, e foi adaptada para a “melhor idade”, com modalidades como boliche, chutes ao gol, vôlei, handebol e jogos de argola.
Segundo a secretária municipal de Gestão Social, Nathalia Cortez, o objetivo é proporcionar o fortalecimento de vínculos entre os integrantes, além de incentivá-los a se exercitar, gerando bem-estar e qualidade de vida. O que mais chamou a atenção foi a vitalidade e o entusiasmo dos idosos, desafiando estereótipos relacionados à idade.
“O campeonato é sempre muito aguardado por eles, que são cheios de vida e superanimados, que nos sinalizam que, independentemente da idade, podemos sempre estar em movimento ou em socialização”, disse Nathalia.
Dona Maria do Socorro Soares, 65 anos, integrante do CRAS-Cauamé, expressou satisfação com o Projeto Cabelos de Prata e o campeonato. “Eu não me vejo fora do projeto. Eu amo participar. Eu não acho que seja uma competição. Para mim, é tudo brincadeira, não importa quem vai ganhar ou não. A única coisa que importa é eu estar aqui participando com meus amigos”.