O Centro do Especializado em Transtorno do Espectro Autista da Rede Municipal (CETEA) promoveu nesta segunda-feira, 23, a 4° edição do IntegraTEA. A programação aconteceu das 8h às 11h e segue pela tarde, até às 17h. O evento ocorre uma vez ao mês sempre com um grupo distinto, permitindo um momento de interação entre os integrantes, além de trabalhar habilidades como a linguagem, coordenação e concentração.
A diretora do CETEA, Sandra Nobre, explicou que essa interação com o outro é um processo fundamental ao desenvolvimento das pessoas autistas. “O IntegraTEA possibilita ao estudante esse entrosamento com diversas crianças, facilitando a comunicação e outras habilidades. Fortalece ainda a inclusão, gerando mais qualidade de vida”, ressaltou.
O cronograma foi organizado para que os estudantes participassem de atividades sensoriais, cooperativas e recreativas. Entre elas, a que tomou destaque foi a atividade culinária, pelo qual a criança produzia sua própria pizza. A mãe do pequeno Anthony Lorenzo, 5 anos, demonstrou alegria ao observar seu filho participando da atividade e interagindo com seus colegas.
“Mesmo que ele tenha entrado há pouco tempo, há apenas dois meses, é nítido o quanto ele já se desenvolveu. Ele conversa mais, consegue se expressar melhor e brinca mais. Hoje pude ver ele comendo pizza, mesmo ele tendo a seletividade alimentar. Então, hoje pude ver que com a dinâmica ele conseguiu comer coisas diferentes e novas além do mingau”, contou Alice da Costa.
Saiba mais sobre o prorgama
Laura Silvestre