Sendo um dos maiores destaques da atual gestão do Governo de Roraima, a segurança pública ganhou forte investimento em equipamentos, veículos, materiais bélicos e de consumo, bem como investimento intelectual e em infraestrutura.
Entre estas melhorias realizadas de forma contínua está a construção da nova sede do Giro (Grupamento Independente de Intervenção Rápida Ostensiva), que compõe a estrutura da PMRR (Polícia Militar de Roraima).
O investimento na obra é de R$ 1,2 milhão, valor oriundo de emenda parlamentar do ex-deputado federal Ottaci Nascimento e contrapartida do Governo de Roraima.
O novo prédio terá uma área de 568,70 m² que contempla sala de recepção, hall de entrada, corpo da guarda, salas administrativas, sala do comandante, cozinha e refeitório, além de auditório, sala de instrução, salão de academia de atividades físicas, sala para reserva de armamento, hall de oficina mecânica, alojamento masculino, alojamento feminino, sanitários masculino e feminino, pátio de formatura, garagem coberta e espaço para dique de lavagem.
“O grande investimento que estamos fazendo nas forças estaduais tem mudado a cara da segurança pública do Estado, e o novo quartel do Giro é parte disso. Muito em breve esses 75 policiais que compõem esse grupamento terão um novo espaço moderno e feito sob medida para a execução de suas ações e atividades voltadas à comunidade”, declarou o governador Antonio Denarium.
A obra está em fase de conclusão, e após a etapa de construção será apresentada à Caixa Econômica Federal para aprovação. Com a ratificação da entidade, a obra será oficialmente entregue.
A secretária-adjunta de Infraestrutura, Delchelly Roberta, destacou o novo espaço, que é ainda mais amplo que a atual sede.
“Os policiais do Giro vão sair de uma área reduzida, que é onde funciona hoje, para um lugar confortável, com as devidas adaptações para realizarem um trabalho de excelência para a população. O espaço do terreno é bem amplo, podendo se ampliar com novas construções para um melhor funcionamento”, explicou.
Com uma década de criação, Giro terá sede mais próxima da população
A entrega da nova sede do Giro chega em um ano especial para a divisão da PMRR: o grupamento comemora em abril deste ano 10 anos de existência. E o novo prédio, almejado pelos 75 policiais que compõem o Giro, será de grande valia, uma vez que trará maior qualidade de trabalho aos policiais e, consequentemente, proporcionará uma maior aproximação da comunidade.
“Houve uma escolha estratégica para a escolha do local da nova sede, no Loteamento Caburaí, pois terá um acesso mais rápido tanto para as zonas Leste e Oeste de Boa Vista. Por exemplo, existem várias vias naquela região que já saem no Conjunto Cruviana. Então quando houver ocorrência naquela região da zona Oeste, temos uma facilidade de chegar mais rápido, assim como para a zona Leste também”, exemplificou o comandante da unidade, major Alves Sousa.
O comandante relembrou o início do Giro, ainda em 2014, quando a primeira sede funcionava nas instalações militares do Parque Anauá. Desde então, muita coisa mudou.
“Em 2016 nós conseguimos vir para a base atual, que era a antiga Ciptur [Companhia Independente de Policiamento de Trânsito Urbano e Rodoviário], no bairro Cidade Satélite. Agora, ter um quartel próprio do Giro é um sonho que está sendo realizado e isso é graças ao trabalho desempenhado pela gestão do Governo de Roraima que tem”, complementou.
Ayan Ariel