Ipem-RR realiza primeiro workshop de avaliação para empresários de Boa Vista

Ação serviu para informar e esclarecer dúvidas dos empreendedores sobre portarias e legislações. – Fotos: Ascom/Ipem-RR

Nesta quinta-feira, 25, o Ipem-RR (Instituto de Pesos e Medidas de Roraima), realizou o I Workshop de Avaliação de Conformidade para empreendedores dos ramos de produtos têxteis e blocos cerâmicos da capital.

A ação é uma iniciativa da Diretoria de Qualidade e Metrologia do instituto, e serviu para informar e esclarecer dúvidas dos empreendedores sobre portarias e legislações que regulamentam as atividades, especificamente sobre a forma de apresentação das informações para venda ao consumidor roraimense.

“Esse é o primeiro de muitos workshops que vamos realizar para receber o empreendedor para atendimento direto. O intuito não é apenas fiscalizar, mas instruir o empresário sobre a forma correta de apresentação das informações aos consumidores, como a presença das etiquetas nos produtos têxteis e as marcações corretas nos blocos cerâmicos”, afirmou a presidente do instituto, Isabella Dias.

O diretor de Qualidade e Metrologia, Jackson Medeiros, ressaltou a importância das portas abertas do Ipem-RR ao empresário, que juntamente com a população em geral, os consumidores finais, são foco do trabalho do Instituto.

“É importante a interação, pois os consumidores precisam saber que temos fiscais a postos para tirar dúvidas e uma ouvidoria atuante para receber elogios, sugestões, denúncias e reclamações. A partir da informação, o empreendedor pode realizar o trabalho na legalidade e em concorrência justa com os demais, o que é bom principalmente para a população que compra os seus produtos com segurança”, pontuou Jackson.

Durante as fiscalizações realizadas rotineiramente e periodicamente pelo Ipem-RR, os produtos que se encontram fora da normalidade são apreendidos e encaminhados para o órgão. As empresas têm um prazo de dez dias para apresentar a nota fiscal da compra, origem do produto e ou defesa jurídica. Podendo estar sujeito à multa, caso não apresente a documentação exigida.

Ouvidoria

Caso encontre irregularidades no comércio local, o consumidor roraimense pode entrar em contato com o órgão por meio da ouvidoria do instituto ou enviar mensagens para o telefone (95) 99135-3061 ou (95) 99971-6066.

O Ipem-RR está localizado na avenida Surumu, nº 1719, bairro São Vicente, e atende de segunda à sexta, das 7h30 às 13h30.

Carla Morais

 

 

Veja também

Topo