Com a proposta de esclarecer os aspectos normativos e técnicos sobre aposentadoria da pessoa com deficiência segurada no Regime Próprio de Previdência, representantes do Iper (Instituto de Previdência do Estado de Roraima), se reuniram nesta segunda-feira, 27, com os membros do Coede-RR (Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência).
Durante a reunião o diretor de Previdência, Marlisson Lobato, destacou o fortalecimento do trabalho em conjunto do Instituto com o Coede-RR, iniciado durante o período de discussão e apresentação de propostas para elaboração da Lei Complementar n. 318 de 30 de junho de 2022.
“Este encontro é mais uma prova de um trabalho em parceria. Apresentamos aos conselheiros como são realizadas as perícias médicas e estamos na fase de conclusão para regulamentar esses procedimentos. O Iper sempre demonstrou atenção e prioridade na tramitação de aposentadoria das pessoas com deficiência”, explicou o diretor previdenciário.
Para a presidente do Coede- RR, Maria Cleomar, avaliou a reunião de forma positiva. “Tratamos da regulamentação, especificamente da perícia e avaliação médica. Percebemos que existe um olhar criterioso dos médicos peritos sobre a tramitação desses benefícios”, disse.
O defensor público-geral de Roraima, Oleno Matos, membro do Coede como conselheiro governamental, destacou a parceria com o Iper e a presteza da junta médica. “Todos os esclarecimentos foram prestados, sanamos todas as dúvidas e estamos juntos para construir a regulamentação dos critérios desses procedimentos”, esclareceu o conselheiro.
Participaram da reunião a presidente do Coede-RR, Maria Cleomar, vice-presidente Hiderlan Matão e os conselheiros Luiz Otávio, Oleno Matos e Ana Maria.
Os representantes do Iper foram Marlisson Lobato, diretor de previdência, médico previdenciário Dr. Fernando Bernardo de Oliveira, ouvidora Camila Cavalcante, psicóloga Lusia Barbosa, gerente de apoio previdenciário Lidiane Duarte e Cristiane Maia secretária da Junta Médica do Iper.
Luciene Sampaio