O Iper (Instituto de Previdência Estado de Roraima) realiza o treinamento em gestão de documentos, iniciativa que integra o plano de trabalho do órgão, que há um ano iniciou a implantação do trabalho de gerenciamento de arquivos e documentações.
Todos os servidores do instituto vão passar pela capacitação, que tem carga horária total de 8 horas. Foram divididas duas turmas para não ocorrer prejuízo na execução dos serviços da entidade. O primeiro grupo participou do curso na quinta, 12 e nesta sexta-feira, 13. A segunda turma vai participar na próxima semana, nos dias 18 e 19.
O treinamento é ministrado pela arquivista e consultora em gestão documental Angélica Vicente, que está há mais de um ano no Iper gerenciando o arquivo e organizando o fluxo de processos.
Para a presidente do Iper, Adriana Padilha, o Iper tem como missão conquistar o Pró-Gestão RPPS (Regimes Próprios de Previdência Social), e por isso inova na gestão pública. “Trabalhamos para alcançar a excelência, e a gestão documental é importante para organizar, classificar os processos, garantir agilidade no fluxo de informação e preservar a memória previdenciária dos servidores públicos estaduais”, explicou.
A gestão documental implantada na instituição tem objetivo de organizar, reduzir gastos, oferecer segurança jurídica, apoio à tomada de decisão e proteção dos dados. “A documentação tem está acessível, preservada e organizada para deixá-la disponível para os segurados”, disse Antônio Araújo, chefe de Arquivo e Protocolo.
O treinamento apresenta os temas gestão de documentos, código de classificação de documentos, tabela de temporalidade e destinação de documentos, manual de gestão documental, atribuições da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos e eliminação de documentos públicos.
Luciene Sampaio