Iracema: Governo entrega novas instalações de Unidade Mista e reforça compromisso com a Saúde

A unidade passa a contar com uma nova sala de Raio-X, uma sala de parto e mais duas enfermarias. – Fotos: Brenda Lima

O Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), inaugurou na tarde dessa sexta-feira, 30 de junho, as novas instalações da Unidade Mista Irmã Camila, no município de Iracema. A obra é mais um passo para melhorar o atendimento da população que reside nas regiões Centro-Sul e Sul do Estado.

Localizada na Rua Elói Pereira, no Centro da sede municipal, a unidade passa a contar com uma nova sala de Raio-X, uma sala de parto e mais duas enfermarias.

“Isso é uma maneira de desafogar o atendimento na Maternidade de Boa Vista e no Hospital Geral de Roraima. É sempre bom ter novos espaços para que dê qualidade de atendimento e para os profissionais atenderem melhor”, afirmou o secretário adjunto da Saúde, Edson Castro.

A Unidade Mista Irmã Camila é um hospital que realiza atendimentos de emergência. Atualmente, estima-se que cerca de 500 pacientes são atendidos mensalmente no local.

Além de emergências médicas, a unidade realiza consultas com o odontologista, exames laboratoriais de sangue, urina e fezes, com média de 1.500 atendimentos mensais.

De acordo com o diretor da unidade, Marlison Gomes, a ampliação durou pouco mais de cinco anos, com parte desse tempo tendo sido impactado pela pandemia da covid-19.

“Nossa unidade foi contemplada com a reforma do antigo prédio e a população agradece esse apoio do Governo, por meio da Secretaria de Saúde. Fomos contemplados com equipamentos novos, possibilitando o melhor atendimento para os moradores do município que buscam por um atendimento com dignidade”, ressaltou.

A estudante de pedagogia Bruna Laís dos Santos, de 29 anos, veio de Caracaraí juntamente com o esposo e seus três filhos para o atendimento com o pediatra. Ela fica feliz com a ampliação e com novas especialidades mais perto dos moradores do Sul.

“É muito bom, tanto para população quanto para os funcionários, porque ampliando o ambiente de trabalho fica algo bem melhor para os profissionais e para os pacientes que precisam da unidade”, frisou a paciente.

Mais saúde

Aproveitando a inauguração, o programa Saúde Itinerante levou diversos especialistas para suprir a demanda da população local. Entre as especialidades ofertadas na ocasião estão oftalmologia, pediatria e cardiologia.

A Unidade Móvel do Saúde da Mulher Itinerante também esteve no município, oferecendo para as mulheres os serviços de ginecologia; mamografia; e ultrassom de mama, transvaginal e pélvica.

Também foram oferecidos os serviços de vacinas do Calendário Nacional de Vacinação Brasileira (tríplice viral, febre amarela, influenza e covid-19); entrega de preservativos e de autoteste de HIV; repasse de orientações referentes às doenças sexualmente transmissíveis; além de distribuição de hipoclorito de sódio para o tratamento da água e prevenção de doenças oriundas da água.

Suyanne Sá

 

Veja também

Topo