Ítalo Otávio apresenta indicação para Prefeitura não soltar fogos de artifício com estampido nas festas de fim de ano

Indicação do vereador pede que os fogos de estampido sejam substituídos pelos fogos de efeitos visuais. – Foto: Ascom Parlamentar

Incontáveis relatos foram feitos nas redes sociais de perturbações a crianças com autismo, idosos e também aos animais devido a soltura de fogos de artifício durante os jogos da seleção brasileira na copa do mundo.

Diante desse problema, pela segunda vez o vereador Ítalo Otávio (Republicanos) apresentou indicação para a Prefeitura de Boa Vista não soltar fogos de artifício com estampido durante as festas de fim de ano em qualquer evento promovido pelo poder executivo.

“O barulho dos fogos gera danos evidentes aos animais domésticos e silvestres, que podem fugir assustados, apresentar convulsões e até morrer em alguns casos. Já os autistas acabam regredindo em seus tratamentos, ficam agitados e até irritados. É preciso se colocar no lugar do próximo e a sociedade deve fazer o mesmo”, explica.

A indicação do vereador pede que os fogos de estampido sejam substituídos pelos fogos de efeitos visuais.

No dia 28 de dezembro de 2021 a pedido do vereador, Justiça de Roraima proibiu Prefeitura de Boa Vista de utilizar fogos de artifício com estampido durante as festas de fim de ano ou de qualquer outro evento.

A decisão liminar do juiz César Henrique Alves, teve como base a lei estadual nº 1.484, de junho de 2021 e que ainda estipulou multa de R$ 50 mil em caso de descumprimento.

“O que esperamos é o fiel cumprimento da lei do poder pública, que deve ser um fomentador das boas práticas à sociedade”, finalizou.

Iury Carvalho

 

 

Veja também

Topo