Ítalo Otávio se posiciona contra Processo Seletivo da Educação e defende concurso público em Boa Vista

Vereador destacou que a medida não enfrenta o problema estrutural de recursos humanos da rede municipal de ensino e ignora a necessidade urgente de um concurso público. – Foto: Ascom Parlamentar

Na Sessão Ordinária da última terça-feira, 23, durante a votação do Projeto de Lei 34/2025 que autoriza o Poder Executivo Municipal a realizar um Processo Seletivo Simplificado para contratação de profissionais da Educação, o Vereador Ítalo Otávio (Republicanos) se posicionou de forma contrária à proposta, destacando que a medida não enfrenta o problema estrutural de recursos humanos da rede municipal de ensino, logo ignora a necessidade urgente de um concurso público em Boa Vista.

“Quando o município precisa contratar mais de três mil profissionais, por até dois anos, isso não é exceção, isso é demanda permanente e isso se resolve com concurso público, não com contratos temporários. Nosso Prefeito deveria olhar para todas as demandas que são expostas pela população, como o rateio do Fundeb, progressões horizontais e verticais, além de melhorias estruturais”, afirmou o vereador Ítalo em justificativa de voto durante a sessão.

O projeto prevê a contratação temporária de até 3.439 profissionais para a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), com contratos de até 12 meses, prorrogáveis por igual período. A medida pode gerar um impacto financeiro de R$ 139,8 milhões até 2027.

Ao final, o parlamentar reforçou seu compromisso com a defesa do concurso público e cobrou responsabilidade da gestão municipal.

“Boa Vista precisa parar de empurrar o problema com a barriga. A Educação merece respeito, planejamento e compromisso com o futuro. Concurso público não é gasto, é investimento na qualidade do ensino e na dignidade dos profissionais”, concluiu.

Veja também

Topo