Janeiro Branco: Coronel Mota inicia programação com foco no bem-estar de servidores da unidade

Programação foi voltada especialmente para os servidores da unidade. – Fotos: Ascom/Sesau

A Policlínica Coronel Mota iniciou na manhã desta sexta-feira, 5, a programação alusiva ao Janeiro Branco, campanha que tem como foco a sensibilização acerca dos cuidados com a saúde mental.

Organizada pelo setor de Psicologia e Psiquiatria, a programação foi voltada especialmente para os servidores da unidade. Este ano, a campanha tem como tema “Saúde Mental Enquanto Há Tempo”.

“Pensando no tema, resolvemos focar este ano nos colaboradores, ou seja, cuidando do cuidador. O servidor também precisa de atenção com a saúde mental, para que possamos acolher melhor, recepcionar melhor os usuários que vão vir à unidade”, explicou a responsável pelo setor, Suely Melo.

No ano passado, segundo o Serviço de Estatísticas do Coronel Mota, foram realizados 14.772 atendimentos na especialidade de psiquiatria e 6.823 atendimentos na área de psiquiatria.

“Não vamos esquecer dos nossos pacientes, eles também serão beneficiados, teremos palestras para os usuários. Não devemos deixar a saúde mental se agravar, precisamos buscar ajuda o quanto antes, para que a sua saúde não seja prejudicada”, acrescentou Suely.

Entre os participantes da ação estava a Kamylla Ferreira, que atua na unidade como técnica de Enfermagem. Para ela, muitos servidores acabam esquecendo de cuidar de si mesmo.

“Alguns pacientes chegam super sobrecarregados e é importante ouvirmos eles, até para desestressar das frustrações que eles têm. Só que nós servidores também ficamos sobrecarregados emocionalmente. Esse é um momento muito importante para poder descarregar todas as frustrações que assimilamos, até dos nossos casos também”, afirmou.

A servidora Mônica Freitas trabalha no setor de Vigilância Sanitária do Coronel Mota. Ela também reconhece a importância de cuidar da saúde mental para melhorar o bem-estar das pessoas.

“Não podemos nos esconder, precisamos sempre buscar ajuda e é o que eu faço, porque eu faço tratamento lá também. [A programação] está sendo muito interessante e eu gostei muito da apresentação de hoje, com a possibilidade de poder relaxar”, afirmou.

Confira a programação:

26/01 – Palestra voltada para servidores com o médico psiquiatra, Alessandro Domingues.

Horário: 14h30

Local: Coronel Mota

31/01 – Café com a Psicóloga (Voltado para servidores).

Horário: 8h

Local: 8h

Suyanne Sá

 

Veja também

Topo