Janeiro Branco: DPE-RR promove atividades sobre a importância do cuidado com a saúde mental e emocional

Programação conta com palestras e blitze simultâneas em dois pontos da capital; treinador comportamental Tonny Coutrin será um dos palestrantes. – Fotos: Ascom/DPE-RR

A Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) realiza, entre os dias 22 e 26 de janeiro de 2024, uma semana de ações em alusão à campanha nacional “Janeiro Branco”, mês que busca sensibilizar a sociedade sobre a prevenção e o tratamento das doenças mentais, como depressão, ansiedade e estresse.

O objetivo do evento é chamar a atenção das membras, membros, servidoras, servidores, estagiárias, estagiários e jovens aprendizes da DPE-RR para a importância da saúde mental e emocional nas vidas das pessoas, alertar para os riscos do estresse e dos transtornos mentais e promover um ambiente onde as pessoas se sintam à vontade para expressar suas emoções.

A diretora do Departamento de Recursos Humanos e integrante da Comissão de Qualidade de Vida para o Servidor da DPE, Eunice Almeida, ressalta que o objetivo do evento é abordar o zelo com a saúde mental dos colaboradores da instituição.

“Nossa meta é conscientizar os membros, servidores, estagiários, aprendizes e colaboradores da DPE que cuidar da mente é cuidar da vida, motivá-los a buscar mecanismos para combater o estresse e, assim, prevenir contra doenças decorrentes, como a ansiedade, depressão e síndrome do pânico”, disse.

A programação do evento conta com palestras de profissionais que abordarão temas como comportamento, resiliência, inteligência emocional, entre outros. As palestras serão realizadas em diferentes locais. Confira a programação abaixo.

A psicóloga e uma das palestrantes do evento, Juliana Lima, ressalta a abrangência do público da DPE. “A Defensoria tem um alcance muito grande em vários âmbitos, então, é importante frisar o alcance que essas programações terão. A minha expectativa é levar informação para todos os colaboradores, e que a gente consiga agregar conhecimento sobre saúde mental, sobre cuidados, sobre formas de autocuidado e, principalmente, desmistificar alguns conceitos sobre a saúde mental, que, para algumas pessoas, ainda é um tópico sensível”, explicou.

O defensor público-geral, Oleno Matos, afirma que a iniciativa produzirá resultados positivos para o bem-estar emocional dos participantes. “Essas atividades, com certeza, vão encorajar nossas servidoras e servidores a adotarem atitudes positivas em relação ao cuidado emocional, fortalecendo, assim, o bem-estar tanto individual como coletivo dentro do ambiente de trabalho”, afirmou.

O encerramento do evento será no dia 26 de janeiro, com o “Dia D”, a partir das 17h30, que consiste em duas blitze simultâneas conduzidas pela Comissão de Qualidade de Vida para o Servidor da DPE-RR, que distribuirá panfletos informativos e brindes relacionados à saúde mental nos semáforos da ALE-RR e do IBAMA.

 

Veja também

Topo