No mês dedicado à conscientização da saúde mental e emocional, a Prefeitura de Boa Vista promoveu nesta sexta-feira, 26, uma ação com os servidores municipais dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) Silvio Leite e Cauamé. O objetivo foi destacar a importância da temática no ambiente de trabalho, proporcionando momentos de reflexão e autocuidado.
Com o tema “Quem cuida da mente e das emoções, cuida da vida”, o evento contou com a presença de uma psicóloga para uma roda de conversas. Houve também lanche compartilhado, atividades recreativas e alongamentos, destacando os benefícios de manter o corpo em movimento.
“A prefeitura sempre procura ter esse cuidado especial com os servidores, pois entendemos que isso reflete na população. Então, a saúde mental é muito importante para que transpareça o bem-estar e o corpo fique sadio. Porque, como os especialistas falam, se a mente está doente, o corpo também está”, disse o secretário adjunto de Gestão Social, Gabriel Sousa.
Quem cuida, precisa de cuidado – São os servidores municipais que têm o contato direto com os beneficiários dos projetos sociais. E por isso, são quem precisam estar bem para atender a população da melhor forma possível.
“Eu me sinto privilegiada por fazer parte dessa gestão que tem investido tanto na capacitação, quanto em momentos de descontração com os servidores. Eventos como esse, assim como os Jogos dos Servidores, ajudam muito na nossa vida profissional”, disse a servidora do CRAS Silvio Leite, Yara Izabelle.
Workshop
Ainda nesta sexta-feira, 26, a prefeitura também promoveu um evento especial na Sala Múltiplo Uso, no Teatro Municipal. A iniciativa trabalhou os pilares da saúde mental, como Prevenção, Percepção e Tratamento e ocorreu por meio do programa Servidor de Valor e da Escola Municipal de Administração Pública (Emap) da Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoas (SMAG). Foram atendidos cerca de 150 servidores com cargos de liderança nas pastas.
Saúde mental na PMBV
A gestão disponibiliza atendimentos específicos para a saúde mental em 17 Unidades Básicas de Saúde (UBS). Confira mais clicando aqui.
Ana Luiza Cardoso