Os projetos sociais da Prefeitura de Boa Vista são reconhecidos por transformar a vida de milhares de crianças, jovens e idosos. E não é pra menos. Enquanto os integrantes curtem o merecido recesso das atividades, os profissionais que atuam nos projetos se dedicam a melhorar ainda mais o atendimento.
Nesta segunda-feira, 9, os educadores sociais dos projetos Artcanto, Cabelos de Prata, Conviver, Dedo Verde e Rumo Certo participaram de um encontro em alusão ao Janeiro Branco, realizado na Secretaria Municipal de Tecnologia e Inclusão Digital (SMTI), no bairro Mecejana.
A ideia foi sensibilizar os profissionais que atuam na linha de frente sobre a atenção com a saúde mental, clima organizacional no ambiente de trabalho e, principalmente, o cuidado com os colaboradores e beneficiários.
Para a superintendente de Desenvolvimento Social da Secretaria Municipal de Gestão Social (Semges), Sheila Santana, a importância de tratar o tema com esses profissionais vai além da alusão ao mês.
“Nesses projetos, muitos integrantes vivem em situação de vulnerabilidade, as mais diversas. E para trabalhar essas realidades, a gente precisa estar preparado. Com o encontro, ressaltamos a importância de se cuidar, mas aprimoramos o desempenho desses educadores”, disse.
Amã Lopes é educadora social do município há 3 anos e atua com os jovens do projeto Dedo Verde, desenvolvido no Horto Municipal. Para ela, o encontro se tornou um momento valioso. “Depois da pandemia, muitos jovens apresentaram indícios depressivos conversando com a gente. Depois de um encontro desse, a gente sabe como dar um atendimento ainda melhor”, explicou.
A educadora Cristina Morais, que trabalha no projeto Conviver há 3 anos, também aprovou a iniciativa. “Como eu posso ajudar e dar suporte a qualquer uma dessas crianças e jovens se eu não estiver com a saúde em dia? Principalmente a mental”, contou.
Encontro
Além dos educadores, equipes técnicas que atuam nos projetos Artcanto, Cabelos de Prata, Conviver, Dedo Verde e Rumo Certo também participarão do encontro.
Plano de ação
Ao término dos encontros, Sheila explicou que os profissionais vão participar da elaboração do Plano de Ação de 2023, a fim de alinhar tudo o que será desenvolvido durante o ano.
Ana Gabriela Gomes