No início de ano quase todo mundo começa pôr em prática aquelas metas listadas no final do ano anterior. Geralmente, as pessoas priorizam os objetivos profissionais e acabam deixando de lado os desejos pessoais. Entre eles, o de cuidar mais da saúde mental, o que costuma ter impactos significativos nos relacionamentos amorosos, profissionais e familiares. Nesse contexto, surgiu em 2014 no Brasil a campanha Janeiro Branco, que alerta e incentiva debates sobre a temática.
A mobilização nacional estimula a divulgação e o compartilhamento de informações sobre prevenção e tratamento para as doenças da mente. A Universidade Estadual de Roraima (UERR) sempre desenvolve com a temática e dessa vez vai ofertar uma live para a população tirar dúvidas. O bate-papo online será conduzido pela psicóloga e chefe do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), Jussara Barbosa.
Jussara explica que a campanha Janeiro Branco busca incentivar a população de todas as idades a incluir na rotina diária cuidados com a saúde mental. “Primeiro mês do ano é o mês das revisões pessoais e do planejamento da vida. É no começo de cada ano que nós organizamos as nossas metas, nossos objetivos a curto, médio e longo prazo. É nessa transição de um ano para outro que sentimos essa inspiração, que nos preparamos para uma nova jornada”, destaca.
Ela ressalta que essa atitude auxilia na renovação da força e do equilíbrio emocional. “Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, quase um bilhão de pessoas, incluindo 14% dos adolescentes, convivem com algum tipo de transtorno mental. O estudo mostra que essa situação é reflexo da pandemia, mas é reflexo também do tabu que ainda existe e impede que as pessoas falem mais sobre o assunto. As pessoas adoecem por causa desse preconceito e desinformação”, salienta.
Para esclarecer as dúvidas da população em geral, a UERR vai promover nesta quarta-feira (25) a live “Quais suas metas para cuidar da saúde mental em 2023?”. A transmissão terá início às 11 horas pela página da instituição no Instagram (@uerr.oficial). Os interessados podem ativar as notificações da rede social para receberem o alerta de início do evento.