E os JEBs (Jogos Escolares Brasileiros) chegaram ao fim nesta quinta-feira, 9, em Brasília (DF), com o retorno das delegações para seus Estados. A delegação roraimense volta para casa com o saldo de 22 medalhas na bagagem.
“Foi uma excelente participação e observamos que o nível de competitividade foi grande. Ficamos com o número esperado de medalhas, que era entre 20 a 26. A experiência que os nossos alunos-atletas tiveram neste evento, com mais de 6 mil participantes, é o que vale”, declarou o chefe da delegação de Roraima, Dinaildo Barreto, sobre a série de competições.
Das 22 medalhas conquistadas, quatro são de ouro, cinco de prata e 13 de bronze, divididas entre as Séries Ouro, Prata, Bronze e Cobre.
Os JEBs são uma realização da CBDE (Confederação Brasileira de Desporto Escolar), que este ano contou com a parceria dos Estados para o envio das delegações.
O Governo de Roraima garantiu a participação dos atletas roraimenses adquirindo 227 passagens aéreas.
“Foi uma ótima participação de Roraima. Nesta edição tivemos a visita do vice-governador Edilson Damião, que pôde conhecer toda a estrutura montada pela CBDE e parceiros para a realização dos JEBs. Para o ano que vem, esperamos melhorar para participarmos com quantidade maior de atletas e melhor índice técnico nas modalidades”, avaliou o presidente da Federr (Federação de Desporto Escolar de Roraima), Gean Menezes.
Números
As competições iniciaram no dia 26 de outubro na Capital Federal e reuniram 7.919 participantes. Destes, 5.431 atletas, 989 técnicos, 279 dirigentes, 570 árbitros e mais 250 voluntários.
Foram utilizados 18 locais de competições e disputadas 17 modalidades: handebol, futsal, voleibol, basquetebol, vôlei de praia, tênis de mesa, natação, xadrez, badminton, wrestling, ginástica rítmica, ginástica artística, atletismo, karatê, judô, taekwondo e ciclismo.
E para o ano que vem, a cidade sede da maior competição esportiva escolar já foi definida. Os JEBs 2024 ocorrerão em Recife (PE).
Mágida Azulay Khatab