Jiu Jitsu: Fernando Leal conquista Mundial de Las Vegas, ouro na categoria e prata no absoluto

Casca-grossa de 17 anos, cria da Team Leal de Boa Vista para fazer sucesso no mundo a fora. – Fotos: Ascom | Team Leal

O estado de Roraima está no topo do jiu-jitsu mundial outra vez, o casca-grossa roraimense Fernando Halyson Leal de 17 anos escreveu o seu nome na história da arte suave, ele entrou para o roll de campeões mundiais e alcançou sua meta pessoal na temporada. Entre os dias 11 a 13 de dezembro, foi disputado o World Jiu-jitsu 2025, IBJJF Championship No Gi, em Las Vegas.

A saga e ambição do atleta brasileiro foi alcançada, e as cores da Academia Atos, Team Leal e Projeto República chegam ao lugar mais alto do pódio.

Faixa azul juvenil 2 e pela categoria super pesado, Fernando Halyson Leal tem como seu primeiro treinador o seu pai Milson Leal, o pai segue lapidando o filho, com treinamentos nas passagens do atleta por Boa Vista.

Atualmente morando nos EUA e representante da Academia Atos, Fernando Halyson Leal é treinado pelos mestres André Galvão e Angélica Galvão. Em sua vinda ao Brasil no decorrer de 2025, passou por treinamentos com o pai Milson, na Team Leal. Pelo Projeto República recebeu treinamentos do mestre Felipe Alencastro, em Brasília, que finalizou o camp visando o sonhado título mundial.

Lutador Fernando Halyson Leal é treinado pelo mestre André Galvão, da Atos, nos EUA.

Triunfos

Neste Mundial No gi, Halyson Leal foi surreal dentro dos tatames, e venceu todas as quatro lutas na categoria. No absoluto venceu três rivais, chegou na final e assegurou a medalha de prata, em luta duríssima e decidida por pontuação.

“De importância gigantesca na minha carreira, é o Mundial de IBJJF – muito grandioso na vida de um atleta, campeão no peso e vice no absoluto. Isso é totalmente crucial no meu currículo e de um lutador”, enalteceu Fernando Halyson Leal.

Pai do atleta, Milson Leal exalta o valor do atleta brasileiro de arte suave e da qualidade do jiu-jitsu brasileiro, associado a ascensão meteórica de Fernando Halyson Leal.

“O jiu-jitsu brasileiro é muito bem reconhecido, muito bem valorizado nos Estados Unidos, lá fora realmente valorizam o esporte que o Brasil não valoriza, infelizmente pior ainda no estado de RR, onde a valorização é muito precária para o esporte, principalmente o esporte que mais cresce hoje no mundo, que é o jiu-jitsu, e onde temos grandes talentos, não têm oportunidades a irem se testar em competições de nível internacionais. Nos EUA, o Fernando é muito bem reconhecido, muito bem tratado e com o título desse mundial todas as portas se abrem né”, enalteceu o pai, mestre Milson Leal.

O atleta brasileiro Fernando Halyson Leal tem pela frente o Campeonato Europeu de adultos, já iniciando os novos passos na categoria, que ocorrerá no mês de janeiro, em Lisboa, Portugal.

João Paulo Oliveira

Veja também

Topo