Foi das quadras de areia que saíram as primeiras medalhas de ouro para Roraima nos Jogos da Juventude. As duplas Jamile Santos e Cláudia Valente, da Escola Tancredo Neves, e Jorge Barros e Raylan Martins, da Escola Camilo Dias, conquistaram o lugar mais alto do pódio dentro da segunda divisão do vôlei de praia.
A dupla feminina jogou sete partidas e a disputa final foi contra Pernambuco, em um jogo tranquilo que teve parciais 21×09 e 21×14. As meninas chegaram à final da competição invictas, sem perder nenhum set e nenhum jogo. Com a vitória, Roraima passa para a primeira divisão da modalidade.
“Estou muito feliz com a vitória. É nosso último ano e a sensação é de dever cumprido. Deixamos um legado, colocando o Estado novamente na primeira divisão do vôlei de praia, para que os próximos possam dar continuidade”, disse Jamile.
Os meninos também cumpriram bem a missão e conseguiram chegar invictos à final disputando o ouro com a equipe do Amapá. Os roraimenses começaram bem o jogo, porém, os adversários reagiram e passaram na frente no placar.
Mas Roraima conseguiu novamente impor o ritmo de jogo com algumas defesas e ataques certeiros, e a vitória chegou. As parciais foram 21×14 e 21×16.
“O jogo foi bem equilibrado, eles estavam defendendo bem. Mas estávamos focados na medalha de ouro e deu certo. Esse é meu primeiro Jogos da Juventude e já estou saindo daqui com medalha. Estou muito feliz”, disse Raylan.
Para o professor Wallace Souza, que acompanha as duplas, a vitória é consequência de muito trabalho. Ele destacou também o potencial dos atletas de Roraima.
“Essa competição foi um grande aprendizado e com certeza os atletas saem daqui mais fortes. Estamos felizes por ver Roraima voltar para a elite do vôlei de praia, na primeira divisão. Acredito que o Estado é hoje uma potência na modalidade. Só felicidade. Somos campeões, é Roraima no top”, ressaltou Wallace.
Segunda parte da delegação de Roraima começa a chegar em Sergipe
Nesta terça-feira, 6, começa a desembarcar em Aracaju a segunda parte da Delegação de Roraima, com 113 integrantes entre atletas e dirigentes das modalidades de basquetebol, voleibol, handebol, futsal, judô, taekwondo e ginástica rítmica.
O Governo de Roraima disponibilizou todas as passagens para os 170 integrantes da Delegação do Estado. Esta edição dos Jogos conta com a participação de 4.180 atletas representando 1.856 escolas de todo o Brasil. Os atletas disputam medalhas em 16 modalidades.
Os Jogos da Juventude, organizados pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro) seguem acontecendo até o próximo dia 18 de setembro.
O COB é responsável por toda a logística do evento, como alimentação, hospedagem (serão utilizados 20 hotéis) e transporte para locais de competição.
Outras informações sobre a competição estão disponíveis no site do COB (www.cob.org.br).
As competições também podem ser acompanhadas ao vivo pelo www.canalolimpicodobrasil.com.
Mágida Azulay Khatab