Nesta segunda-feira, 19, desembarcaram em Boa Vista os últimos integrantes da delegação de Roraima que representou o Estado nos Jogos da Juventude 2022. A competição promovida pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro) ocorreu no período de 2 a 18 de setembro em Aracaju (SE), com a participação de mais de 4 mil atletas entre 15 a 17 anos (categoria infantil) de todo o Brasil.
Roraima conquistou duas medalhas de ouro com as equipes feminina (Escola Tancredo Neves) e masculina (Escola Camilo Dias) de vôlei de praia, além de uma medalha de prata no naipe feminino (Escola Tancredo Neves).
O Estado foi muito bem representado em 12 modalidades: atletismo, tênis de mesa, natação, vôlei de praia, voleibol, futsal, taekwondo, ciclismo, handebol, basquetebol, judô e ginástica rítmica. O Governo de Roraima viabilizou a participação de 170 integrantes, com a aquisição de todas as passagens aéreas da delegação.
Medalhistas e conquistas
Um dos pódios roraimenses nos Jogos da Juventude foi na modalidade vôlei de praia, que conquistou duas medalhas de ouro. As duplas Jamile Santos e Cláudia Valente, da Escola Tancredo Neves, e Jorge Barros e Raylan Martins, da Escola Camilo Dias, conquistaram os lugares mais altos dentro da segunda divisão. Pelo feito, as duplas inseriram Roraima na primeira divisão, ou seja, na elite do vôlei de praia escolar brasileiro. As equipes estavam acompanhadas do professor Wallace Souza.
No voleibol de quadra, o time feminino da Escola Tancredo Neves trouxe para o Estado a medalha de prata e também elevou Roraima para a primeira divisão da modalidade. A equipe foi liderada pelo professor Roberval Mendonça.
Já o time masculino da Escola Monteiro Lobato, que já está na primeira divisão, disputou com grandes times do eixo Rio-São Paulo e conquistou o quarto lugar, ficando, portanto, entre as quatro melhores equipes do Brasil. O time foi coordenado pelo professor Antonio Fidelis.
Outro grande destaque da competição foi a participação de Roraima pela primeira vez na modalidade ciclismo. O estudante Dheyvid Barros, do CEM (Colégio Estadual Militarizado) Wanda David Aguiar foi o pioneiro nesta modalidade e abriu as portas para futuros participantes. Ele foi acompanhado do professor Emilangelo Medeiros.
Investimento
O chefe da delegação, Dinaildo Barreto, afirmou que o Governo de Roraima entende a importância do esporte para o desenvolvimento integral dos nossos jovens e adolescentes e por isso vem investindo nessa grande ferramenta de transformação social.
“Tivemos uma boa representatividade em 12 das 16 modalidades ofertadas na competição. Isso é muito importante para o Estado, principalmente para nossos atletas terem contato com equipes de outros lugares, verem de perto um grande evento esportivo, além de terem a oportunidade de vivenciar uma experiência única que levarão para o resto da vida”, disse Barreto.
Próximas competições
O próximo desafio esportivo escolar serão os JEB’s (Jogos Escolares Brasileiros), que ocorrem em novembro no Rio de Janeiro (RJ) e são destinados a estudantes entre 12 a 14 anos (categoria mirim).
Os atletas vencedores dos JER’s (Jogos Escolares de Roraima) garantiram vaga para participar da competição nacional, que será toda custeada e organizada pela CBDE (Confederação Brasileira de Desporto Escolar) e feita em parceria com a Federr (Federação de Desporto Escolar de Roraima).
Já a próxima sede dos Jogos da Juventude 2023 já foi definida para ser em Ribeirão Preto (SP). Dinaildo destacou que o Estado realizará projetos a fim de oferecer uma boa preparação para as equipes participantes no próximo ano. “Vamos desenvolver projetos para estimular a prática esportiva e preparar bem nossos atletas que possuem grande potencial”, finalizou.
Mágida Azulay Khatab