Jogos Escolares: Cerimônia de abertura reúne mais de 3 mil atletas no Estádio Canarinho

A tradicional abertura da competição esportiva estudantil aconteceu no Estádio Canarinho. – Fotos: Ascom/Seed

Na noite desta quarta-feira, 3, foi iniciada a etapa final dos 49º JER’S (Jogos Escolares de Roraima). A tradicional abertura da competição esportiva estudantil aconteceu no Estádio Canarinho, após dois meses de seletivas nos municípios de Amajari, Caracaraí, Rorainópolis e Normandia.

Mais de 3 mil alunos-atletas de 109 escolas da capital, interior e indígenas participaram da solenidade, que contou com a exibição de cada delegação, acendimento da pira olímpica, entrada do mascote dos jogos, aulão de zumba e, para finalizar, show de forró com a banda Xote Miudinho.

Todos os atletas do interior do Estado estão em alojamentos localizados em pontos estratégicos da cidade de Boa Vista.

O secretário de Educação e Desporto, Nonato Mesquita, afirmou que depois de dois anos de espera, a final dos jogos é um momento em que os atletas podem confraternizar novamente.

“A pandemia nos deixou isolados e agora o Governo do Estado teve a possibilidade de reunir todo o Estado, e tenho certeza que com essa motivação do evento vamos fazer os melhores Jogos Escolares de Roraima”, disse.

As finais começaram nesta quarta-feira com o futsal. À medida que as classificações vão ocorrendo, quem perder volta imediatamente para o município de origem.

“Os alunos que vencerem vão receber treinamento para os jogos nacionais que acontecem no Rio de Janeiro e Acaraju”, destacou o diretor do IDRR (Instituto do Desporto de Roraima), Dinaildo Barreto, que coordena os JER’S.

Nas etapas regionais pelo interior, o Governo contou com a parceria das prefeituras de Amajari, Caracaraí e Normandia e do IFRR (Instituto Federal de Roraima).

A delegação da Escola Estadual José Vieira de Sales Guerra, veio de Caracaraí para as finais nos jogos nas modalidades de atletismo e vôlei nos naipes feminino e masculino. O professor Petrônio da Silva contou com entusiasmo sobre esse momento.

“A escola já participa há tempos dos Jogos Escolares. As expectativas são ótimas. Quero dar parabéns ao Governo de Roraima, à organização que está muito boa. Nós, como desportistas, queremos que o esporte cresça”, enfatizou o professor responsável pelo grupo.

Ciclismo e atletismo

Outra novidade deste ano é a inserção do ciclismo nos Jogos Escolares. No ano de 2021 ocorreram as seletivas do esporte que hoje está inserido na etapa final.

E após 20 anos de realização dos jogos, a modalidade atletismo volta ser realizada no Estádio Canarinho. A pista, a gaiola de arremesso e a caixa de salto triplo foram preparadas para as competições, que acontecem até o dia 10 de agosto.

A velocista Lara Gabriela Cordeiro está ansiosa por competir. Ela, que já pratica atletismo desde 2019, compete também fora do estado. A pandemia veio como combustível para que Lara treinasse ainda mais.

“A gente treina todo santo dia. Das 16h entrando pela noite. Só de estar aqui me sinto muito feliz. Para mim é uma honra estar no Estadual e competir para ir aos Jogos Brasileiros. É um sonho muito grande”, diz, emocionada a atleta.

Até o dia 10 de agosto, competem as seguintes modalidades: individuais (atletismo, ciclismo, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez e ginástica rítmica) e quatro coletivas (basquetebol, futsal, handebol e voleibol), nas categorias 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, masculino e feminino.

Convivência e integração

Durante a abertura dos Jogos Escolares, foi comum que delegações se ajudassem para que todos aproveitassem o evento da melhor maneira possível.

Essa interação foi prevista pela organização do evento, que potencializou o espaço de convivência com jogos eletrônicos, espaço para se conectar à internet e muita música para que os atletas entrassem no clima das competições e pudessem conhecer novos amigos entre si.

Outra novidade da edição deste ano é a participação, pela primeira vez, de alunos-atletas da Escola Estadual José Bonifácio, localizada na Vila Santa Maria do Boiaçu, Região do Baixo Rio Branco.

O Governo do Estado viabilizou a participação de dois times de futsal, em uma verdadeira força-tarefa, disponibilizando uma lancha e um ônibus, proporcionando acesso ao esporte e integração social para 24 estudantes de comunidades ribeirinhas.

Layse Menezes

 

Veja também

Topo