Jogos Escolares: Competições são marcadas por qualidade técnica e muita emoção em quadra

A comunidade esportiva voltou a se encontrar, após dois anos sem competição em razão da pandemia. – Fotos: Ascom/Seed

Os 49° JER’S (Jogos Escolares de Roraima) em Rorainópolis estão sendo marcados por jogadas técnicas na quadra e muita emoção por parte de atletas e professores. A comunidade esportiva voltou a se encontrar, após dois anos sem competição em razão da pandemia.

A sexta-feira, 8, foi de disputas de futsal, com a realização de oito jogos. Um deles foi do time infantil masculino do CEM (Colégio Estadual Militarizado) Tenente João de Azevedo Cruz, de Nova Colina, Rorainópolis, contra a equipe da Escola Padre Eugênio Possamai, da sede.

O time do Colégio de Nova Colina levou a melhor e venceu a partida por 3×2. A técnica da equipe, a professora de Educação Física Hariane Saraiva, recém concursada da Educação, disse que esta é sua primeira participação nos Jogos como professora efetiva do Estado e revelou que a equipe se comportou bem na quadra, apesar de ter perdido um atleta recentemente, falecido em um acidente.

“Nós perdemos um atleta recentemente e isso abalou nossa equipe. Mas graças a Deus eles mantiveram a mente firme, se apoiaram muito, mantiveram todas as jogadas e é importante que eles se mantenham assim, para que possamos vencer essa etapa, ir para a final e, se Deus permitir, representar nosso Estado”, destacou a professora.

Para o atleta Carlos Adriel, pivô da equipe, a equipe jogou bem. Ele está confiante na competição. “A equipe jogou muito bem, deixei dois gols, e vamos pra cima, vamos pra final, vamos ser campeão”, disse, empolgado.

Outra partida de futsal infantil masculino do dia foi entre as equipes da EMTI (Escola de Ensino Médio em Tempo Integral) José de Alencar, de Rorainópolis, e Henrique Dias, de São João da Baliza.

Apesar de ter sido uma partida acirrada e um jogo nervoso, o time da José de Alencar venceu por 3×2. O treinador da equipe, Gerson Carlos, disse que os alunos estavam ansiosos e um pouco agitados e que para a próxima partida vai trabalhar mais a concentração da equipe.

“O time estava focado no início, mas depois se perdeu um pouco, apesar de estar com saldo positivo. Acho que foi o nervosismo, vamos conversar com os atletas para que, na próxima partida, venham mais concentrados no jogo”, disse.

Abinadabe de Souza Bastos, integrante do time, auxiliou a vitória da equipe, marcando um gol e dando uma assistência. “Esse é meu último ano de Jogos, a gente fica nervoso antes da partida, mas depois dá pra levar. O jogo foi competitivo, marcação acirrada, mas conseguimos vencer”, disse.

Já o atleta Felipe Souza, também integrante da equipe da José de Alencar, fez questão de dedicar a vitória para seu avô, Dioclécio, falecido no início do ano. Ele disse que o avô sempre o apoiou no esporte.

“Eu quero agradecer a Deus pela vitória e dedicar essa partida pro meu vô que faleceu em fevereiro. Ele era uma das pessoas que mais me apoiava no futebol e, hoje, fiz uma partida excelente com a força que ele me deu lá do céu”, disse Felipe, emocionado.

Vôlei de Praia

O dia de competição em Rorainópolis também contou com disputas na areia, com as partidas de Vôlei de Praia, na Praça do Grêmio. Três duplas se inscreveram na modalidade, sendo duas equipes do CEM Antônia Tavares, Pedro e Rian e Kayk e Ryan, e uma equipe da EMTI José de Alencar, com Fábio e Messias.

Quem levou a melhor foi a dupla Fábio e Messias que ganhou duas partidas com as parciais 22×20 e 21×15, classificando-se em primeiro lugar. A dupla formada por Pedro e Rian ficou em segundo lugar, após vencer uma partida por 21×14 e perder outra. A segunda dupla do CEM Antonia Tavares perdeu dois jogos e foi desclassificada.

A competição segue em Rorainópolis e, neste sábado, 9, serão realizadas as finais do futsal e as provas de atletismo que ocorrem no campo da Arena Carlão. São 44 atletas inscritos, 16 já classificados direto para etapa final e outros 28 disputarão provas de pista de 80m, 100m, 150m, 200m, 400m e 800m rasos.

A Competição

Os JER’S são realizados pelo Governo de Roraima, por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto). O IDRR (Instituto de Desporto de Roraima) é o setor responsável pela organização do evento, que inclui a logística de transporte, alojamento e alimentação para os participantes.

A 49ª edição dos Jogos Escolares de Roraima ocorrerá em seis fases, sendo quatro etapas regionais, etapa capital e etapa final. A Regional I já ocorreu em Normandia. A Regional II acontece em Rorainópolis. A Regional III será realizada em Caracaraí, de 13 a 16 de julho, reunindo alunos-atletas de Mucajaí e Iracema.

A Regional IV será em Amajari, de 20 a 23 de julho, e contemplará os municípios de Pacaraima, Alto Alegre e Uiramutã. Já a etapa capital será realizada em Boa Vista, de 27 a 30 de julho, atendendo alunos-atletas de escolas da cidade de Boa Vista e da Zona Rural. A grande etapa final, que reunirá as equipes e atletas classificados nas fases regionais e capital, está marcada para ocorrer em Boa Vista no período de 3 a 10 de agosto.

Mágida Azulay Khatab

 

Veja também

Topo