O projeto Jovem Condutor, de iniciativa do Governo de Roraima, vem se firmando como referência nacional. Por duas semanas consecutivas, o Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima) recebeu representantes dos departamentos estaduais da Bahia e do Paraná que, durante visita técnica, conheceram a metodologia aplicada pelo programa desenvolvido em 11 escolas da rede estadual de ensino da capital e do interior.
O projeto é executado pelo Detran-RR e a Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desporto). O Jovem Condutor conta com a participação de mais de 700 alunos do Ensino Médio.
Na terça-feira, 1º, os representantes do Detran Paraná, a chefe da Divisão da Escola Pública, Fabiana Curi, e o coordenador de Divisão Educação do Trânsito, Michael Dogo, se reuniram com o presidente do Detran-RR, Álvaro Duarte, e a equipe da DPET (Divisão de Prevenção e Educação de Trânsito). Após o encontro, foram à Escola Estadual Mário David Andreazza para conhecer e entender o projeto na prática.
Na manhã desta quarta-feira, 2, a visita ocorreu na sede da Secretaria Estadual de Educação e Desporto. Fabiana relatou que a visita tem sido importante para perceber alguns pontos dos serviços ofertados pelo Detran-RR e que podem ser aperfeiçoados no Paraná.
“Essa troca de experiência é algo que vai gerar resultados positivos para o nosso departamento, porque o projeto Jovem Condutor é um exemplo de que, com determinação, planejamento e estratégia, é possível realizar iniciativas de extrema relevância para a sociedade”, afirmou Fabiana.
O presidente do Detran-RR, Álvaro Duarte, ressaltou que a visita técnica realizada por contrapartidas de outros Estados da Federação é importante para melhorar cada vez mais a gestão e os serviços prestados pela Autarquia ao cidadão roraimense.
“Ficamos felizes quanto ao Jovem Condutor por estarmos sendo uma referência nacional. É um motivo de orgulho apresentar nosso trabalho e inspirar outros Estados”, explicou Duarte.
Na última semana de julho, estiveram em Roraima o presidente do Detran-BA, Rodrigo Pimentel, os diretores de Habilitação e de Tecnologia da Informação, Max Passos e Ricardo Veloso, respectivamente.
O programa
O projeto Jovem Condutor é realizado conforme a Resolução nº 265 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que prevê que estudantes do Ensino Médio possam ter aulas sobre Educação no Trânsito na própria escola onde estudam e, ao final, ficam isentos do pagamento da aula teórica nas autoescolas.
Edilson Rodrigues/Emilly Duarte