Juízes da região Norte propõem criação de Núcleo de Cooperação Regional

O objetivo é compartilhar boas práticas, criar um banco de dados e trocar experiências. – Foto: Nucri/TJRR

O I Encontro de Juízes de Cooperação da Região Norte foi realizado pelo Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), durante os dias 7 e 8 de abril, com o objetivo de compartilhar boas práticas, criar um banco de dados e trocas de experiências entre os magistrados e magistradas.

Segundo o organizador do evento, juiz auxiliar da presidência do TJRR, Bruno Costa, após reuniões e debates entre os juízes de cooperação dos Tribunais da região Norte, “será encaminhado aos tribunais e aos juízes de cooperação uma minuta para formalização, formatação e criação inédita de um Núcleo de Cooperação Regionalizado entre Tribunais de Justiça para cooperação, tanto a judicial quanto administrativa”.

O presidente do Poder Judiciário Roraimense, desembargador Cristóvão Suter, destaca que este Núcleo será um resultado importante quanto ao tema de cooperação entre as Cortes de Justiça da região.

“É o primeiro encontro da categoria da região Norte e tenho certeza que outros encontros serão realizados fomentando uma colaboração entre os tribunais, e o fortalecimento da justiça”.

Durante o evento foram realizadas palestras com a juíza Elayne Cantuária, do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), e com o juiz Mário Guerreiro, da Corte Judicial do Rio Grande do Sul (TJRS), além de análises de estudos de casos, debates e proposições.

O juiz Mário Guerreiro, ressaltou a iniciativa do Tribunal de Justiça de Roraima em promover o encontro e incentivar que outros estados sigam o exemplo para difundir práticas de cooperação.

“O Tribunal de Justiça de Roraima está congregando toda a região Norte para sentar e conversar sobre temas de interesse comum dos estados da região amazônica.”

A juíza do Amazonas, Bárbara Marinho Nogueira, parabenizou o TJRR.

“É louvável a promoção de um evento que envolve a cooperação e os juízes da região Norte. Como foi mencionado pelo presidente do Poder Judiciário de Roraima [desembargador Cristóvão Suter], a jurisdição da região Norte é peculiar, então sempre que possível, promover eventos como esse para compartilhar essas experiências de cooperação, é positivo”.

Também participaram do evento os juízes Rinaldo Forti e Guilherme Ribeiro Baldan, do Tribunal de Justiça de Rondônia, a desembargadora Vânia Maria Marques Marinho, a juíza Alessandra Cristina R. Gondim e, do Poder Judiciário do Amazonas (TJAM) e a juíza do Tribunal de Justiça do Pará, Kátia Parente Sena. Representando o Tribunal de Justiça de Tocantins (TJTO), o analista Klemison Fernades Cardoso e o assessor jurídico Paulo Cezar Alexandre Júnior.

 

 

Veja também

Topo