
O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) empossou nesta terça-feira, 27, dois novos juízes eleitorais que atuarão nas Eleições Gerais 2026. Diego Carmo de Sousa, indicado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, assumiu a vaga destinada à classe dos juízes federais na composição do Pleno do TRE-RR. A outra vaga foi ocupada pelo advogado Allan Kardec Lopes Mendonça Filho, da classe dos juristas, nomeado pelo Presidente da República. Ambos exercerão suas funções no biênio 2026-2028. A cerimônia aconteceu no plenário da Corte e reuniu autoridades, familiares e amigos.
O presidente do TRE-RR, desembargador Mozarildo Cavalcanti, deu as boas-vindas aos novos membros da Corte Eleitoral. Ele afirmou que todos são recebidos “de braços abertos”, e destacou que o Tribunal vive um momento importante. Lembrou que, no ano passado, o TRE-RR recebeu diversas premiações do Tribunal Superior Eleitoral e do Conselho Nacional de Justiça, resultado do trabalho dedicado dos servidores e magistrados.
“Este ano teremos novos desafios, além de tentar manter o nível obtido, não só no ano passado, mas o reconhecimento que é obtido a cada gestão. Esse Tribunal teve um bom reconhecimento no ano passado, sem dúvida alguma foi graças às gestões excelentes feitas pelos desembargadores que nos antecederam”, ressaltou.

O juiz Diego Carmo de Sousa, disse ser uma honra a indicação pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
“Eu já fui juiz suplente aqui durante dois anos, agora estou como juiz titular e a minha função é simplesmente garantir que o povo de Roraima possa ir às urnas e depositar o seu voto de forma completamente livre e desembaraçada”, destacou.

Segundo Allan Kardec Lopes Mendonça Filho, sua chegada ao Tribunal é motivada pelo desejo de contribuir e servir à Justiça Eleitoral de Roraima. Ele explicou que vem da advocacia, trazendo uma experiência diferente da dos magistrados de carreira, e acredita que isso poderá agregar ao trabalho da Corte, especialmente neste ano de eleições gerais. Para ele, o objetivo é fortalecer a democracia e garantir um voto seguro e igualitário para todos.
O Pleno do TRE-RR passou a ter a seguinte composição: desembargador Mozarildo Cavalcanti (presidente); desembargador Jésus Nascimento (corregedor/vice-presidente); Renato Albuquerque (juiz de Direito); Joana Sarmento (juíza de Direito); Diego de Sousa (juiz federal); Fernando dos Santos (jurista); e Allan Kardec (jurista).

