Em alusão ao Dia Internacional de Combate às Drogas, o Governo de Roraima, por meio da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), promoveu nesta segunda-feira, 26, o 1° Seminário de Combate às Drogas: Prevenção e Tratamento no Contexto do Estado de Roraima.
O seminário foi realizado no Plenarinho da Assembleia Legislativa de Roraima, com o objetivo de conscientizar e unir sociedade civil e Poder Público na prevenção ao uso abusivo de álcool e drogas. O evento, que foi executado pela Cepped (Coordenação Estadual de Políticas Públicas para o Enfrentamento às Drogas em Roraima), contou com palestras de profissionais da área.
O coordenador da Cepped, Júnior Campos, afirmou que o seminário é importante para debater a prevenção ao uso de álcool e drogas nas famílias vulneráveis e população em situação de rua.
“A data foi criada em 1987 e serve para discussão sobre o tema pois é um problema sério na questão da saúde pública, também criação de sugestão e trabalhos efetivos nessa área de combate e prevenção do uso e abuso de substâncias ilícitas”, finalizou Júnior.
A secretária Tânia Soares, destacou que é um momento de grande importância para conhecer as políticas de combate às drogas e a conscientização da sociedade sobre o tema.
“Nosso desafio é fazer políticas públicas para evitar que as pessoas cheguem a este ponto. Temos que trabalhar juntos em estratégias para que possamos alcançar públicos vulneráveis e pensar no caminho da prevenção ao uso de drogas, para cuidar da saúde, segurança e da assistência social das pessoas que chegaram a situação de dependência química”, finalizou Tânia.
Data
Em 1987 a ONU (Organização das Nações Unidas) estabeleceu o dia 26 de junho como o Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, para sensibilizar a população global e enfatizar a necessidade de se combater os problemas sociais criados pelas drogas ilícitas, além de planejar ações de combate à dependência química e ao tráfico de drogas.
Atualmente o uso e abuso de álcool e outras drogas constituem um dos mais importantes problemas de saúde pública no mundo, considerando-se a magnitude e a diversidade de aspectos envolvidos.
Ágata Lima