Junho Vermelho: Militares da Base Aérea de Boa Vista fazem doação de sangue ao Hemoraima

Unidade é a única responsável por atender as demandas de sangue da rede hospitalar pública e privada do Estado. – Fotos: Brenda Lima

O Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) recebeu na manhã desta quarta-feira, 21, o apoio de militares da BABV (Base Aérea de Boa Vista). A visita fez parte de mais uma ação da campanha Junho Vermelho, que visa ressaltar a importância da doação de sangue.

“Hoje tivemos presente a Base Aérea, que está dando essa cooperação para o Hemoraima. Cada grupo que vem está ajudando a salvar vidas, fazendo esse ato de solidariedade e amor ao próximo”, ressaltou a assistente social voluntária, Terezinha de Jesus Khan.

Localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento), o Hemoraima é a unidade responsável por atender as demandas de sangue da rede hospitalar pública e privada do Estado.

Rotineiramente, a equipe da captação realiza campanhas de incentivo a doação de sangue junto a entidades parceiras e a sociedade civil. Uma única doação é capaz de salvar até quatro vidas.

A assistente social da Base Aére, Neilza dos Santos Firmino, disse que todos os anos, alguns grupos da instituição se reúnem para ajudar no estoque do Hemoraima.

“Nós mobilizamos o máximo possível de militares para vir aqui fazer a doação, contribuir de alguma forma para salvar a vida de outras pessoas”, ressaltou.

O soldado Pedro Otávio Alves, de 24 anos, já é doador há pelo menos dois anos. Ele conta que o exemplo vem de sua própria casa, já que sua mãe atua profissionalmente como enfermeira.

“Eu sempre vi que havia uma escassez dos bancos de sangue do nosso estado, e mesmo meu tipo sanguíneo sendo o mais comum que existe eu venho aqui sempre quando eu posso fazer minha parte, doar sangue, porque não custa nada”, destacou o doador.

Seja um doador

Para ser um doador de sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar no mínimo 50 quilos, estar alimentado e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior.

No momento da doação, é preciso apresentar um documento oficial com foto. Caso o interessado seja menor de 18 anos, o mesmo deve ter o consentimento formal dos pais ou de responsável legal.

Se encaixando nesses critérios, o doador é cadastrado e encaminhado para uma entrevista, para em seguida passar por uma triagem. Não havendo nenhum impedimento, ele é encaminhado para a sala de coleta onde é feita a doação, que dura no máximo 10 minutos.

O horário de funcionamento do Hemoraima é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e de 13h30 às 17h. Outras informações podem ser obtidas por meio do número (95) 98414-0726.

Suyanne Sá

 

Veja também

Topo