Para celebrar as conquistas na promoção do acesso à cidadania do povo Waimiri-Atroari, o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) realizou entre os dias 6 e 14 de outubro uma série de ações em comemoração ao primeiro aniversário de instalação do Posto Avançado na comunidade.
O Seminário “Direitos Humanos e Sustentabilidade dos Povos Indígenas da Amazônia”; a inauguração da matriz energética solar na Comarca de Rorainópolis e o curso de Comunicação e Mídia e de Pilotagem de Drone, voltados à comunidade Wamiri-Atroari fizeram parte das comemorações realizadas na localidade.
No local, o presidente do TJRR, desembargador Cristóvão Suter, destacou a prontidão da justiça roraimense na prestação de serviço aos Waimiri-Atroari.
“No intervalo de um pouco mais de 1 ano já expedimos mais de mil documentos, entre CPF, RG, certidão de nascimento. Nos sentimos absolutamente honrados em poder compreender esta cultura riquíssima, que é cultura Waimiri-Atroari, sempre atendendo à necessidade do povo Waimiri-Atroari.
Indígenas que atuam no monitoramento, fiscalização e preservação da área florestal indígena participaram de um curso de pilotagem de drone, e durante o evento também receberam certificados.
O Posto Avançado de Atendimento na comunidade Waimiri-Atroari é o primeiro do Brasil a levar, de maneira permanente, a carta de serviços da justiça para dentro das terras indígenas.
“Hoje tem tudo. Curso aqui, a educação aqui. Nós estamos trabalhando aqui com esse pessoal, Tribunal de Justiça de Roraima, vai ser muitos anos conosco”, disse Mário Atroari, líder indígena da comunidade.