Um ambiente para estimular a criatividade e experimentar novos equipamentos, plataformas digitais e metodologias inovadoras a fim de dinamizar o processo de ensino tornando as aulas mais atrativas aos estudantes. Este é um dos objetivos centrais do LabCrie, (Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica).
Iniciativa do MEC (Ministério da Educação), o LabCrie está sendo implementado em todos os Estados do Brasil, com foco na formação continuada de professores da rede pública, na área de inovação e tecnologias educacionais. Em Roraima, o espaço já está pronto e funcionará no CEEPPAPL (Centro Estadual de Educação Profissional Professor Antônio de Pinho Lima), no bairro Caranã.
No período de quarta, 23, a sábado, 25, mais de 20 professores orientadores de tecnologia que atuam nas escolas da capital serão os primeiros a terem a formação no LabCrie.
A abertura do curso de formação será nesta quinta-feira, às 19h, e continua nos dias 24 e 25 pela manhã e tarde.
O gerente de Tecnologia, Informação e Comunicação da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), Samuel Castro, explicou como se dará a formação.
“O LabCrie é um espaço de inovação e criatividade, onde os professores vão aprender novos recursos e funcionalidades para desenvolver nas escolas. A formação inicial é para os orientadores de tecnologia que também serão multiplicadores. Posteriormente, a formação alcançará os demais docentes das unidades de ensino”, explicou Samuel.
O espaço conta com mobiliários, computadores, impressoras 3D, kits de eletrônica e robótica, projetores, entre outros. Na proposta do LabCrie, o Estado entra com a estruturação do espaço físico e com pessoal, e a contrapartida do Governo Federal é dada por meio dos equipamentos e mobiliários.
Sobre a formação
A formação será conduzida por um profissional da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), parceira do MEC na implementação do LabCrie, juntamente com a RBCIP (Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação).
O tema da formação é “Gestão de Projetos e Estratégias Educacionais em Espaços Makers”. A carga horária total é de 40 horas, sendo que metade ocorre em oficinas presenciais e a outra metade é feita à distância, no ambiente virtual de aprendizagem da UFMS.
O LabCrie está instalado no CEEPPAPL, localizado na avenida Chile, n° 593, bairro Caranã.
Mágida Azulay Khatab