Em um discurso proferido nesta segunda-feira, 7, no plenário do Senado Federal, o senador Mecias de Jesus enfatizou a relevância do Linhão de Tucuruí para a população de Roraima e agradeceu o apoio decisivo do governo Bolsonaro na concretização desse projeto há muito aguardado.
O senador definiu a presença do presidente Lula em Parintins, Amazonas, como um ato simbólico para anunciar o início das obras do Linhão de Tucuruí, que há quase duas décadas era esperado pela população de Roraima. No entanto, Mecias ressaltou que o projeto já estava em andamento graças à emenda que ele apresentou na Lei de Privatização da Eletrobras e aos esforços do governo Bolsonaro para resolver os obstáculos que atrasavam a obra. “A partir de então, o corpo jurídico e administrativo do Governo Federal na época foi a campo e tirou cada uma das amarras que impediam a obra”, disse Mecias.
O Linhão de Tucuruí, além de proporcionar energia limpa e confiável para a região, também viabilizará uma infovia que levará internet segura e potente para Roraima, contribuindo para solucionar a questão da qualidade de conexão que há tempos aflige a população. “Essa informação veio em maio, após uma audiência que tive com o ministro das Comunicações, pedindo a ele uma solução sobre a qualidade ruim de nossa internet”, afirmou o senador de Roraima.
Um dos principais entraves superados foi o pagamento de uma compensação financeira de 90 milhões de reais aos indígenas Waimiris Atroaris. Com a resolução desses impasses, o Linhão de Tucuruí vem avançando, para trazer benefícios significativos para o desenvolvimento e bem-estar dos roraimenses.
Ao finalizar seu pronunciamento, o senador Mecias agradeceu ao governo do ex-presidente Bolsonaro pela atuação determinante na viabilização deste importante projeto. “Resta a atual bancada se manter vigilante para não haver retrocessos, para a obra não parar e finalmente os benefícios de energia e internet de qualidade chegarem para todos os roraimenses”, finalizou o senador Mecias de Jesus.