A literatura infantil contribui para o conhecimento, recreação, informação e interação necessária ao ato de ler, podendo assim influenciar de maneira positiva no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança. Pensando nisso, a Secult (Secretaria de Cultura e Turismo) está promovendo uma exposição literária alusiva ao Dia do Livro Infantil e aniversário de Monteiro Lobato, patrono da literatura infanto-juvenil.
Antes da pandemia da covid-19, eram realizadas peças teatrais para celebrar a data. Depois de dois anos, a programação está voltando aos poucos, desta vez com uma exposição que consiste em exemplares de livros de Monteiro Lobato e Gibis da Turma da Mônica, que estarão disponíveis para o público de 18 a 20 de abril, das 8h às 18h, no hall do Palácio da Cultura.
Para o secretário da Secult, Shérrison Oliveira, estas ações visam reconhecer a importância da literatura infantil e incentivar a formação do hábito da leitura na fase em que todos os hábitos se formam.
“Também valoriza o livro como um importante instrumento de aprendizagem, como fonte inesgotável de conhecimentos e como meio prazeroso de formação e desenvolvimento da proficiência em leitura” pontuou.
Programação
18/04 – Abertura da exposição;
19/04 – Intervenção cultural alusiva ao Dia do Índio, com a participação da escritora Sony Ferseck;
20/04 – Tour literário com consulentes e visitantes.
“A leitura gera conhecimento e conhecimento gera pensamento crítico. Consequentemente, isso formará um ser humano que pensa de forma racional e baseado em argumentos coesos”, complementou a diretora da Biblioteca Pública, Katia Drumond.
Júlia Rocha