Livro “Oralidades, Escritas e Identidades Culturais Indígenas” é lançado pela Editora da UFRR

A obra é um espaço de diálogo entre pesquisadoras das áreas das humanidades e foi disponibilizada gratuitamente para download. – Foto: Ascom/UFRR

A Editora da Universidade Federal de Roraima disponibiliza gratuitamente para download o livro científico Oralidades, Escritas e Identida­des Culturais Indígenas. A obra, organizada pelas professoras doutoras Lilian Castelo Branco de Lima e Ananda Machado, reúne as apresentações e discussões realizadas durante o Simpósio “Oralidades, Escritas e Identidades Culturais Indígenas”, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, que reuniu pesquisadores de várias partes do Brasil e do mundo em um ambiente virtual. Os interessados podem acessar o livro no endereço: https://antigo.ufrr.br/editora/ebook-menu.

A obra é um espaço de diálogo entre pesquisadoras das áreas das humanidades, que abordam as temáticas “Memórias” e “Identidades” de forma individual ou inter-relacionada, incluindo estudos de literaturas e ensino de línguas indígenas em uma perspectiva abrangente.

A proposta da obra é pluralizar as noções de “Memórias” e “Identidades”, acolhendo e divulgando as diversidades observadas nos contextos pesquisados pelas estudiosas. Além disso, o livro apresenta análises das marcas da oralidade e multimodalidade na autoria indígena, explorando seus aspectos estético-ideológicos e linguísticos.

Com enfoque especial no diálogo entre literatura, memória e identidade étnico-racial, os capítulos da obra oferecem uma abordagem ampla e diversificada, utilizando diferentes caleidoscópios epistemológicos. Cada capítulo contribui para a compreensão aprofundada desses temas, proporcionando um espaço para reflexão e ampliação do “Acreditamos que este livro possa contribuir como fonte de conhecimento e reflexão para pesquisadores, estudantes e demais interessados em aprofundar os estudos das memórias, identidades e da produção literária de autoria indígena. Estamos muito satisfeitas em disponibilizar gratuitamente essa obra, pois acreditamos na importância de disseminar o conhecimento científico de forma acessível”, afirmam as professoras Lilian Castelo Branco de Lima e Ananda Machado, coordenadoras do simpósio e organizadoras da obra.

O livro representa mais um passo importante na valorização e no reconhecimento da diversidade cultural e intelectual dos povos indígenas. A coletânea de artigos apresenta diversas perspectivas e temas relacionados às memórias, identidades e produção literária indígena. O primeiro artigo, intitulado “Uurinîkon Serenkato’ke: Somos o que Cantamos”, escrito por Sonyellen Fonseca Ferreira, discute a importância da música e da tradição oral indígena na construção da identidade cultural. Em seguida, o artigo de Vanessa Brandão, intitulado “A Inserção da Poética Oral Indígena no Cânone da Literatura Brasileira”, analisa o papel da poesia indígena no contexto literário brasileiro. Bruna Wagner, no artigo “Para Nascer de Novo: A Importância do Reencontro com a Cosmovisão Indígena na Construção Poética-Imagética da Escritora Macuxi Julie Dorrico”, explora as influências da cosmovisão indígena na poesia de Julie Dorrico. O artigo seguinte, de Ananda Machado, intitulado “A Presença de Línguas Indígenas nas Literaturas de Autoria dos Povos Originários”, discute a presença e importância das línguas indígenas na produção literária dos povos originários. O tema da representação da criança indígena é abordado no artigo “A Representação da Criança Indígena em ‘O Marupiarinha’ e ‘Taynôh'”, escrito por Lilian Castelo Branco de Lima, Maria Sousa Santos, Mariana Soares dos Santos e Walquiria Lima da Costa. Por fim, o artigo “As Literaturas Indígenas de Mulheres na Produção de Novas Cartografias de (R)Existência” examina as literaturas indígenas produzidas por mulheres e suas contribuições para a construção de novas narrativas, assinado por Fernanda Vieira. Esses artigos, reunidos na obra, oferecem uma visão ampla e enriquecedora da diversidade das expressões literárias indígenas e suas conexões com as memórias e identidades culturais.

Veja também

Topo