Luciano Silvestre e Jimmy Santana assumem a cúpula da Polícia Civil de Roraima

Luciano Pereira Silvestre assume o cargo de delegado-geral da instituição, tendo como delegado-geral adjunto Jimmy Santana de Carvalho Segundo. – Fotos: Ascom | PCRR

A PCRR (Polícia Civil de Roraima) passa a contar com uma nova composição em sua gestão. O delegado Luciano Pereira Silvestre assume o cargo de delegado-geral da instituição, tendo como delegado-geral adjunto Jimmy Santana de Carvalho Segundo. A mudança ocorre após o pedido de exoneração da delegada-geral Darlinda de Moura Viana, que deixa o comando da Polícia Civil para se aposentar, encerrando uma trajetória marcada por dedicação, liderança e relevantes serviços prestados à segurança pública do Estado.

Natural de Teresina, no Piauí, Darlinda Moura ingressou na Polícia Civil de Roraima em 19 de julho de 2004. Ao longo de mais de duas décadas de atuação na instituição, construiu uma carreira sólida, passando por delegacias do interior e da capital, além de unidades especializadas e cargos estratégicos da administração policial. Assumiu o cargo de delegada-geral adjunta em março de 2022 e, em 16 de fevereiro de 2024, foi efetivada como delegada-geral da Polícia Civil de Roraima, função que exerceu até 30 de janeiro de 2026, quando formalizou o pedido de exoneração para fins de aposentadoria.

À frente da Polícia Civil, Darlinda Moura conduziu uma gestão marcada pela serenidade administrativa, pelo fortalecimento institucional e pela valorização dos servidores. Durante sua gestão, participou ativamente da organização, ampliação e inauguração de unidades policiais, contribuiu para o aprimoramento da estrutura física e operacional da instituição e manteve um olhar atento à valorização dos policiais civis, incluindo aqueles já aposentados, sempre pautando suas ações pelo respeito, diálogo e compromisso com o serviço público.

Novos gestores

Desde 30 de abril de 2024, Luciano Silvestre vinha atuando como delegado-geral adjunto da Polícia Civil de Roraima. Com a saída de Darlinda Moura, ele assume oficialmente o posto de delegado-geral, garantindo a continuidade administrativa e institucional da corporação.

A transição foi oficializada pelo governador Antonio Denarium e representa a manutenção de uma gestão técnica, pautada na experiência e na valorização de quadros de carreira da própria Polícia Civil.

Natural de Recife, em Pernambuco, Luciano Silvestre é bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco, com pós-graduação em Direito pela Escola Superior da Magistratura de Pernambuco e em Ciências Criminais pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Ao longo de sua carreira na Polícia Civil de Roraima, acumulou ampla experiência na gestão e no comando de unidades estratégicas da instituição.

Luciano Silvestre já esteve à frente da Polinter (Delegacia de Polícia Interestadual) e das Delegacias de Alto Alegre, Cantá, Caracaraí, Iracema e Normandia. Também exerceu os cargos de delegado-geral da Polícia Civil entre abril e dezembro de 2014, diretor do DPJC (Departamento de Polícia Judiciária da Capital) e corregedor-geral da instituição, consolidando um perfil reconhecido pela atuação firme, técnica e institucional.

Ao assumir novamente a chefia da Polícia Civil, Luciano Silvestre destacou o sentimento de honra e responsabilidade diante do novo desafio e reafirmou o compromisso com a continuidade dos trabalhos desenvolvidos.

“Assumo esse novo compromisso com muito respeito à história da Polícia Civil de Roraima e ao trabalho construído até aqui. Nossa gestão será pautada pela continuidade das ações, pela transparência, pelo respeito aos servidores e pela responsabilidade com a sociedade roraimense”, afirmou.

Para a função de delegado-geral adjunto, foi nomeado o delegado Jimmy Santana de Carvalho Segundo, que até então exercia o cargo de diretor do Departamento Administrativo da Polícia Civil. Natural de Brasília, Jimmy Santana possui sólida formação acadêmica, com graduação em Direito pela Universidade Católica de Brasília e em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Roraima, além de especializações em Logística, Polícia Comunitária e Desenvolvimento Sustentável.

Atualmente, Jimmy Santana cursa Engenharia Civil pela Universidade Federal de Roraima. Delegado de polícia desde 19 de julho de 2004, Jimmy Santana construiu sua trajetória profissional com forte atuação na área de planejamento estratégico e administração pública. Desde 2016, à frente do Departamento Administrativo, foi responsável por ações estruturantes da Polícia Civil, pela elaboração de planejamentos estratégicos e pela representação do Estado de Roraima em programas federais. Ao longo da carreira, também atuou como chefe da Divisão de Convênios da Secretaria de Segurança Pública, chefe do Núcleo de Inteligência da Polícia Civil e delegado titular do município de Pacaraima.

Em sua fala, Antonio Denarium destacou o trabalho realizado por Darlinda Viana e disse que a nova composição da cúpula da Polícia Civil de Roraima reforça o compromisso do Governo do Estado com uma gestão baseada na experiência, na responsabilidade institucional e no fortalecimento das políticas de segurança pública, assegurando a continuidade dos serviços prestados à população roraimense.

Sandra Lima

Veja também

Topo