Mais de 250 alunos do Colégio Militar de Roraima são promovidos e condecorados com honrarias

Honraria do alamar é entregue para os alunos que alcançaram nota igual ou superior a 8,5 e tiveram comportamento no mínimo bom. – Fotos: Ascom/Seed

Como parte da programação de fechamento do segundo bimestre letivo de 2022, as instituições de ensino da Rede de Colégios Estaduais Militarizados realizam, até o final do mês de agosto, a entrega de alamares e promoções de estudantes.

A honraria do alamar é entregue para os alunos que alcançaram nota igual ou superior a 8,5 e tiveram comportamento no mínimo bom ao longo do bimestre.

Na tarde desta quinta-feira, 18, o CME (Colégio Militar Estadual) Coronel PM Derly Luiz Vieira Borges também realizou uma cerimônia para a entrega de 256 alamares. O evento ocorreu na avenida Ene Garcez, em frente ao Quartel do Comando Geral da Polícia Militar de Roraima, em Boa Vista.

O secretário de Educação e Desporto, Nonato Mesquita, e o comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Xavier prestigiaram o evento.

“É uma alegria participar dessas solenidades, prestigiar os alunos que efetivamente se destacaram no decorrer do bimestre. Sabemos que valorizamos os alunos que estão se esforçando. O colégio está de parabéns, assim como todas as demais escolas que compõem a rede de colégios estaduais militarizados”, disse Nonato.

Nádia Estefânia, mãe de aluno do CME aprova o modelo adotado pelo colégio e acredita que a instituição tem ensino de excelência. “Parabéns aos professores e alunos. Hoje foram 256 estudantes condecorados com alamares e isso mostra o comprometimento dos alunos e também dos professores para alcançar esse objetivo. A formatura foi linda”, destacou.

Já a estudante da 1ª série do Ensino Médio, Ynaila Nicoly, afirmou que a condecoração é uma foram de estimular os estudos. “Eu acho ótimo. As promoções e o alamar, que é uma gratificação da escola, fazem nós alunos estudarmos nos dedicarmos para sermos cada vez melhores”, disse a aluna.

Processo

As solenidades de entrega dos alamares fazem parte da rotina dos colégios militarizados da capital e interior de Roraima. A cada encerramento do bimestre os alunos destaque são agraciados com a honraria.

No último dia 16, também foi realizada a entrega de 53 alamares para os estudantes do CEM VII (Colégio Estadual Militarizado) Professora Maria dos Prazeres Mota, no bairro Santa Tereza. “É uma grande conquista para os alunos que recebem. Os critérios são rígidos e estão relacionados às melhores notas em todas as disciplinas e a questão do comportamento”, explicou o gestor militar do colégio, coronel Cássio Augusto Lima.

O coronel explicou ainda como ocorre a entrega da honraria. “É organizado um pelotão que irá receber o alamar. Os três primeiros colocados ficam em destaque e são condecorados pelas autoridades presentes no local. Em seguida, convidamos os pais para entregarem os alamares dos demais alunos”, destacou.

Agenda

Já está programado para o dia 23 de agosto a entrega de alamar no CEM Luiz Rittler Brito de Lucena no bairro Nova Cidade e no dia 24, no CEM Elza Breves de Carvalho no bairro Laura Moreira. Já no dia 26 de agosto a solenidade acontece no CEM Jaceguai Reis Cunha, no bairro Asa Branca e dia 29 de agosto, no CEM Pedro Elias de Albuquerque Pereira, bairro Jóquei Clube.

No Interior, o CEM João Rogélio Schuertz realiza a entrega de alamar no dia 29 de agosto, em Caracaraí. O CEM Tenente João de Azevedo Cruz, na Vila Nova Colina promove a cerimônia no dia 30 de agosto e o CEM Antônia Tavares, no dia 31 de agosto, ambos em Rorainópolis.

A Rede

Atualmente em todo o Estado existem 33 colégios militarizados, sendo 20 na capital e 13 no interior do Estado, incluindo sedes e localidades dos municípios de Mucajaí, Iracema, Caracaraí, Rorainópolis, Nova Colina (Rorainópolis), Pacaraima, Bonfim, Alto Alegre, Samaúma (Mucajaí), São Luiz do Anauá e Amajari. Os colégios militarizados em Roraima atendem, juntos, a 27.885 estudantes.

Mágida Azulay Khatab e Layse Menezes

 

Veja também

Topo