Falta apenas um dia para iniciar o São João no Parque Anauá, e para aumentar a expectativa do público, o Governo de Roraima publicou a programação oficial e completa da maior festa junina da Região Norte, que inicia nesta terça-feira, 25, e segue até sábado, 29, com destaque às atrações nacionais e locais e o tradicional concurso de quadrilhas.
Na terça-feira, 25, quinta, 27, e no sábado, 29, o público vai prestigiar apresentações especiais de três atrações nacionais: Mano Walter (na terça, 25, às 22h), Falamansa (na quinta, 27, às 20h) e Vitinho Imperador (no sábado, 29, às 23h).
O governador Antonio Denarium explicou que, para este ano, a programação foi pensada para tornar a experiência única e inclusiva para todos os públicos, com destaque para as opções mais tradicionais e diferenciadas para a população.
“Este ano a gente abre o São João com o forró do Mano Walter, depois teremos Falamansa e Vitinho Imperador, e isso sem contar os vários artistas locais. Além disso teremos quatro palcos, que são o ‘Cidade Forrobodó’, o ‘Espaço da Criança’, o ‘Artur Mesquita’ e o ‘Batistão’, além da arena ‘Nazareno’, que é o palco para apresentação das quadrilhas. Nesses espaços nós teremos atrações variadas, de diferentes temas e tipos. O que a gente garante é que não vai faltar diversão e alegria. Então traga sua família e venha curtir as noites de festa!”, declarou Denarium.
Durante todos os dias, haverá apresentação de bandas e cantores locais nos quatro palcos instalados ao redor do Parque Anauá, além das apresentações de 28 agremiações dos grupos “Emergente”, “De Acesso” e “Especial” do Concurso de Quadrilhas. Vale lembrar que, ainda no primeiro dia, haverá as escolhas do Rei Matuto e da Rainha Caipira.
Confira abaixo a programação completa do São João no Parque Anauá
“Segurança? Tem sim senhor!”, e com tecnologia de reconhecimento facial
Um São João no Parque Anauá de sucesso é um evento com muita segurança. E para garantir cinco dias de paz e tranquilidade no festejo, o Governo de Roraima vai contar com 21 câmeras de segurança com reconhecimento facial e painel de monitoramento, que serão operados por servidores de todas as forças de segurança do Estado.
“Essa é a maior operação de segurança já prevista para um Arraial do governo de Roraima. O nosso painel de monitoramento será operado todos os dias por policiais militares e civis do Estado. Todos aqueles que estão cadastrados no nosso banco de dados como foragidos ou com mandados de prisão serão identificados pelas câmeras, caso sejam identificados no São João”, explicou o secretário de Segurança Pública, André Fernandes.
Em relação ao efetivo dentro do São João no Parque Anauá, o titular da Sesp pontuou que, somadas todas as forças de segurança, haverá cerca de 200 homens e mulheres da PMRR (Polícia Militar de Roraima), PCRR (Polícia Civil de Roraima), Polícia Penal, CBMRR (Corpo de Bombeiros Militares de Roraima) e Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito). Fora isso, será mantido o patrulhamento ordinário em toda a cidade, e nos arredores do Parque Anauá.
“Organizamos uma grande festa e a segurança pública não poderia ficar de fora. As forças de segurança, num todo, vão trabalhar para que toda a população do Estado tenha tranquilidade para trazer suas famílias e curtir muito o São João no Parque Anauá”, afirmou Fernandes.
São João no Parque Anauá terá diversas opções de alimentação para o público
O Governo de Roraima está gerando mais de 450 empregos diretos e até 3.500 ocupações indiretas nos dias de São João no Parque Anauá. Para isso, a estrutura do evento vai contar com 156 permissões de uso de espaço público para os ambulantes que atuarem nos cinco dias de arraial.
Conforme o secretário-adjunto da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo), Jaffé Oliveira, o São João no Parque Anauá será um momento também de fomentar a economia criativa em Roraima.
“O Governo apoia o setor cultural e também gera economia criativa com um evento de grande porte como o São João. No nosso arraial o público vai ter muita comida e muita bebida, e vai poder desfrutar delas com as atrações nacionais e locais”, enfatizou Jaffé.
Bebidas
O público visitante poderá entrar com isopores no evento, e latinhas e garrafas de plástico estão permitidas (PET). Não é permitida a entrada garrafa de vidro durante o festejo, de forma a evitar acidentes e garantir a segurança de todos.
Entre os produtos comercializados, haverá comércio de bebidas e comidas em geral, além de artesanato e até espaço físicos para crianças, sem contar as tradicionais barracas das brincadeiras típicas de quermesse, como pescaria, tiro-ao-alvo e bingo.
Além das permissões fixas, a Secult também cadastrou 30 ambulantes rotativos que estarão em atividade no Parque Anauá.
Ayan Ariel e João Paulo Pires