O Centro Universitário Estácio da Amazônia e o Sebrae Roraima (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) vão realizar a 2ª Maratona de Inovação e Empreendedorismo, envolvendo alunos de todos os cursos da instituição de ensino superior e também estudantes do ensino médio, com idade a partir de 18 anos.
O evento inicia nesta sexta-feira, 16, e segue até domingo, 18, quando acontece a premiação das equipes que apresentarem os melhores projetos elaborados durante a maratona. Toda a programação será no campus da Estácio, no bairro União, com abertura às 19h de sexta-feira, e a realização de palestras e oficinas no sábado e domingo, das 9h às 19h.
O professor Eduardo Merlim, explica que no primeiro dia serão definidos os grupos e será realizada a primeira oficina de Ideação, que é uma iniciativa que aborda os aspectos fundamentais que constituem o caminho de qualquer empreendedor de sucesso, tratando sobre como desenvolver ideias com potencial inovador num mercado cada vez mais competitivo.
Segundo ele, é prevista a participação de, pelo menos, 15 equipes, cada uma com entre três e cinco membros, e exigência de que as equipes tenham sempre universitários e alunos do ensino médio. “Será um evento com oficinas para fomentar a cultura empreendedora entre os participantes e desenvolver habilidades de criatividade e visão de negócios”, destaca o professor.
Eduardo Merlim explicou que a iniciativa gratuita é uma oportunidade que proporciona benefícios para a vida pessoal e profissional dos participantes. “Habilidades como colaboração, criatividade e o desenvolvimento de soluções inovadoras para desafios reais enfrentados pelas empresas e pela sociedade como um todo são estimulados com as atividades da maratona, ou seja, é uma forma de estimular o amadurecimento acadêmico, que pode, inclusive, levar a pesquisas em nível de estudos científicos viabilizando a formação de novos referenciais teóricos e a confirmação dos já existentes”, completa.
O analista do Sebrae Roraima, Luã Andrade, explicou ainda que a premiação da maratona é um destaque aos melhores projetos, que futuramente passarão por avaliação da aceleradora contratada para comandar o processo. “Os três projetos escolhidos passarão para a etapa de pré-aceleração, onde vão passar por uma entrevista com o pessoal da aceleradora para entender melhor como é que é o protótipo da ideia, qual é o perfil, e a partir daí a aceleradora vai fazer essa pré seleção para parar o ciclo de aceleração desses projetos”, disse.
As atividades de workshops, mentorias, rodas de aprendizagem e oficinas serão realizadas pelos consultores da aceleradora Semente Negócios: Alisson Oliveira, Jorge Lino e Rafaela Carolina.
Alexsandra Sampaio