Para fortalecer as práticas de atendimento humanizado para gestantes e recém-nascidos, o Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth inaugurou a Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa).
O novo espaço dispõe de uma enfermaria exclusiva com 10 novos leitos para a prática do Método Canguru, que é a assistência neonatal humanizada, que consiste em manter o contato pele a pele precoce entre a mãe e o bebê prematuro e de baixo peso.
“Estamos agregando qualidade à nossa rede estadual de saúde e a maternidade. Esse trabalho é resultado de uma gestão comprometida com a população e com as mães do nosso Estado”, afirmou a secretária de Saúde, Cecília Lorenzon.
Por meio da supervisão e orientação dos profissionais de saúde da linha materno infantil, o ambiente é mais um reforço para melhorar a saúde de Roraima, uma vez que proporciona maior conforto e suporte de orientações, para que as mães se sintam seguras durante o período de internação do bebê.
“A UCINCa é um setor que temos na maternidade, que tem como principal norteador o Manual do Método Canguru. É uma estratégia do Ministério da Saúde que visa um atendimento humanizado para as mães que tiveram bebês prematuros, ou seja, essas mães são mulheres que por algum motivo tiveram seu sonho interrompido, porque toda mulher quando fica grávida, ela imagina que vai ter o bebê e vai pra casa, que vai conhecer o quarto e faz todo um planejamento e de repente por algum motivo essa etapa é quebrada”, ressaltou a enfermeira e coordenadora técnica da unidade, Maria Vívia Santana dos Santos.
Dentre as pacientes beneficiadas com o novo espaço está Hellen Vanessa Vieira, mãe de uma criança prematura que estava sob cuidados da Unidade de Cuidados Intermediários Neotanal Convencional.
“Pra mim está sendo uma experiência muito importante e diferente, você nunca está preparada para ser a mãe de um prematuro, porque a gente espera ter uma gravidez normal e, de repente, fui surpreendida com o nascimento de um bebê prematuro. Mas, estou aprendendo a cada dia com os profissionais a como cuidar da minha filha e, graças a Deus, minha filha está crescendo com ajuda do método canguru e com o contato pele a pele com o nosso filho”, contou.
Método Canguru
A prática do Método Canguru tem como vantagens o maior vínculo mãe-filho, estimula o aleitamento materno, contribui para a redução do risco de infecção hospitalar, reduz o estresse e a dor dos recém-nascidos de baixo peso, propiciando melhor relacionamento da família com a equipe de saúde, possibilita maior competência e confiança dos pais no manuseio do seu filho, inclusive após a alta hospitalar.
A diretora da Maternidade, Ana Brum, enfatiza que o “Método Canguru” tranquiliza o bebê, pois ele sente a frequência do coração da mãe e se sente dentro da barriga da mãe.
“O método consiste com o contato pele a pele entre o bebê e a mãe, e a amamentação materna exclusiva. As vantagens dele é que diminui o risco de a criança ter problemas com infecções graves, hipotermia e doenças respiratórias. Aumentou a taxa de aleitamento materno e ganho de peso do bebê durante a internação e pós alta”, completou.
Joselinda Lotas