Mecias de Jesus pede que Governo Federal dê condições mínimas de transporte para garimpeiros saírem da área Yanomami

O senador se reuniu com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, juntamente com a bancada roraimense e o governador Antonio Denarium para buscar soluções para a crise. – Foto: Ascom Parlamentar

O senador Mecias de Jesus (Reopublicanos-RR) enviou ofício ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, pedindo que a aquela Casa interceda junto ao Governo Federal na adoção das medidas necessárias para que seja feito o transporte de retirada de cada um dos garimpeiros e seus familiares que se encontram em diversos pontos da reserva Yanomami, em Roraima.

O parlamentar justifica em seu pedido o princípio constitucional da dignidade da pessoa humana, para que tudo seja feito sem preconceitos ou qualquer forma de discriminação, de forma ordeira, e com a urgência que o momento pede.

Ele destaca que com o fechamento do espaço aéreo e o policiamento presente nos rios da região, milhares de pessoas, homens e mulheres, estão tentando sair da área caminhando vários dias na selva sem ter o que o que comer, inclusive contendo registro da ocorrência de mortes durante esse trajeto.

“Precisamos olhar dos dois lados: garimpeiros e indígenas. Ali não estão os ‘donos’ dos garimpos, mas homens e mulheres que recorreram ao garimpo como forma única de buscar o sustento de suas famílias, que também têm o direito a um tratamento digno e humano”, pontuou o senador.

Mecias de Jesus também comunicou, através de ofícios enviados à Presidência da República, ao Senado e da Câmara Federal, aos ministérios da Justiça e dos Direitos Humanos, à Procuradoria Geral da República e à OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), a situação dramática que se passa em Roraima.

Nesta terça-feira, 7, houve uma reunião dos três senadores de Roraimacom o presidente do senado, Rodrigo Pacheco, que contou também com a participação do governador Antonio Denarium, quando Mecias relatou a situação preocupante por que passa os milhares de garimpeiros que não possuem condições para sair da área e pediu auxílio.

“Sempre fui um defensor dos povos indígenas, tendo, inclusive, destinado recursos para diversas comunidades indígenas do meu Estado. E quero enfatizar que sou contra qualquer forma de mineração que cause danos ambientais e males aos indígenas”, salientou Mecias.

O senador Mecias destaca ainda que os verdadeiros donos dos garimpos não estão mais na área, mas os garimpeiros, os peões, precisam do apoio e auxílio do Governo Federal.

“O senado enviará uma comissão para verificar in loco a situação e nós continuaremos cobrando do Governo Federal que todos sejam tratados de forma igualitária, pois, acima de tudo, são todos brasileiros e têm direitos iguais”, finalizou.

Gilvan Costa

 

Veja também

Topo