Mecias e Jhonatan de Jesus destinam R$ 800 mil para incentivar prática da capoeira em Roraima

Recursos foram destinados para a Federação Roraimense de Capoeira, que vai implementar o projeto “Movimento Pró-Capoeira em Roraima. – Fotos: Ascom Parlamentar

O trabalho conjunto do deputado federal Jhonatan de Jesus e do senador Mecias de Jesus, ambos do Republicanos-RR, garantiu a alocação de R$ 800 mil, junto ao Ministério da Cidadania, para serem destinados à Federação Roraimense de Capoeira (FERRCAP).

De acordo com o presidente da FERRCAP, Jefferson Dias de Araujo, o contramestre Biriba, o recurso será destinado para a implementação e desenvolvimento do Projeto “Movimento Pró-Capoeira em Roraima”, que tem como base a política da Secretaria Especial de Esportes do Governo Federal, no que tange às ações de inclusão por meio do esporte. Os recursos atenderão grupos de capoeira e projetos sociais como o Instituto Biriba – Capoeira & Arte; Toca do Tatu, entre outros.

“O nosso Projeto está alinhado com os objetivos, pois nossa meta é proporcionar a população em vulnerabilidade social, oportunidades de terem vivências esportivas, com a promoção e sustentabilidade da capoeira no Estado de Roraima, auxiliando no desenvolvimento do cidadão e das comunidades em que estão inseridos, fortalecendo a prática da capoeira, reconhecendo seu valor social”, pontuou.

Para o deputado Jhonatan de Jesus, a alocação dos recursos vai garantir que a FERRCAP contribua para o fomento da cultura local, promovendo a qualidade de vida e propiciando momentos de esporte, cultura e lazer à comunidade, com confraternização entre capoeiristas de diversos grupos, em ambiente de grande inclusão social.

“Como médico e desportista sei os impactos positivos que o esporte e a cultura podem ter na vida das pessoas. A destinação desses recursos, além de contribuir para a difusão da capoeira e incentivo ao bem estar social, vai gerar também a sustentabilidade econômica dos profissionais de capoeira em Roraima, integrando todos 25 grupos e associações de capoeira do estado.

O contramestre Biriba explica ainda que a proposta relaciona-se com os objetivos e diretrizes do programa, tendo em vista que irá contemplar as ações de esporte educacional, recreativo e de lazer da população além do desenvolvimento social das áreas carentes de oportunidades, democratizando e estimulando a difusão do lazer e da cultura, firmando o esporte e lazer como direito social, proporcionando o acesso de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos que residem no estado de Roraima.

“A implementação e desenvolvimento do projeto, buscará diminuir a deficiência de ações voltadas à prática da capoeira, propiciando momentos de esporte, lazer e cultura, para a promoção da qualidade de vida e dignidade de crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência, desenvolvendo a igualdade de oportunidades e valorização humana, onde os beneficiados terão a oportunidade de praticar atividades físicas de forma saudável e prazerosa”, complementou Biriba.

O senador Mecias de Jesus afirma que incentivar a prática da capoeira é uma forma de garantir que crianças, jovens e adultos possam ter mais qualidade de vida e um futuro melhor.

“A capoeira mistura esporte e cultura e faz parte das nossas raízes africanas. Desta forma, incentivar sua prática, além de inserir nossa gente na prática de atividades físicas, também resgatamos essa cultura ancestral, que tanto contribuiu para o desenvolvimento do nosso país”, finalizou.

Gilvan Costa

 

Veja também

Topo