Memória e patrimônio serão temas de capacitação na Ejurr

As inscrições seguem até o dia 04 de outubro no site da Ejurr. – Foto: Ascom/Ejurr

A memória e a história vão ganhar destaque na Escola Judicial de Roraima. É o curso “Memória, Patrimônio e Educação Museal” que será realizado entre os dias 9 e 11 de outubro com o professor convidado da especialização em Museus, Identidades e Comunidades da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Átila Bezerra Tolentino. A capacitação é gratuita.

As inscrições seguem até o dia 04 de outubro no site ejurr.tjrr.jus.br. Podem participar magistrados, servidores e profissionais de outras instituições que atuam nas áreas de história e patrimônio. Ao todo, estão sendo disponibilizadas 30 vagas.

O curso terá duração de três dias e será realizado no período vespertino, entre 14h30 e 18h30. A carga horária é de 12 horas. As aulas serão presenciais na Ejurr, que funciona no quarto andar da sede administrativa do Tribunal de Justiça de Roraima.

A intenção do curso é construir estratégias que fomentem a participação ativa da população, compreendendo-os como protagonistas da definição e apropriação do seu patrimônio cultural e nos processos de musealização de bens. Entre os temas que serão abordados estão: Aspectos Conceituais sobre o Patrimônio Cultural; Trajetória das discussões sobre a educação patrimonial e museal; Trabalho Prático:; e Inventários Participativos.

Currículo

Átila Bezerra Tolentino é professor convidado da especialização em Museus, Identidades e Comunidades da Fundação Joaquim Nabuco – Fundaj. Participa da coordenação da Rede de Educadores em Museus da Paraíba-REM/PB, é pesquisador na Rede de Pesquisa e (In)Formação em Museologia, Memória e Patrimônio (REDMus) da UFPB, e no Grupo de Pesquisa Museologias Insurgentes en Nuestra América – MINA, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Tem experiência na área de museologia, patrimônio e gestão pública, atuando principalmente com os seguintes temas: políticas públicas de cultura, museologia, patrimônio cultural e educação patrimonial. Autor de diversos artigos e organizador de livros no campo da educação patrimonial, patrimônio cultural e museus. Autor do livro “Espaços que suscitam sonhos: narrativas de memórias e identidades no Museu Comunitário Vivo Olho do Tempo”. Tem graduação em Letras UnB (1997), especialista em Gestão de Políticas Públicas de Cultura pela UnB (2008).

É mestre e doutorando em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB, sendo servidor de carreira e especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério da Gestão e Inovação do Serviço Público, com atuação na Procuradoria Federal na Paraíba – Advocacia Geral da União.

Érica Figueredo

 

 

Veja também

Topo