Desde a noite desta sexta-feira, 18, os prédios do 1º, 3º e 5º DP (Distrito Policial), além da entrada da Cidade da Polícia, sede da PCRR (Polícia Civil de Roraima), estão iluminados de verde, simbolizando as ações do mês de agosto, alusivo à primeira infância.
De acordo com a delegada-Geral adjunta, Darlinda de Moura Viana, a ação foi planejada pelo Comitê Estadual da Primeira Infância, o qual a PCRR integra, que programou uma série de ações para dar visibilidade à campanha.
“Todos os 14 órgãos que compõem o comitê estão realizando ações coletivas e individuais com o claro objetivo de chamar a atenção da sociedade e dos seus mais diversos setores sobre a importância e o respeito a este período, que compreende desde o início da gestação até os seis anos de idade da criança”, disse a delegada.
Ela explicou que a cor verde foi escolhida por ser relacionada ao significado de esperança, ao novo, e a saúde. “Tudo isso é exatamente o que representa esse período da primeira infância”, afirmou.
Quanto às demais ações da PCRR, a delegada afirmou que está prevista uma visita às obras da futura sede do Centro de Vulneráveis, que vai congregar no mesmo terreno, mas em espaços com saída e entrada distintas, a nova sede do NPCA (Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente) e da DDIJ (Delegacia de Defesa da Infância e Juventude).
Como parte da programação, no último dia 9, foram inaugurados os novos espaços da Sala Lilás e da Brinquedoteca dentro do IML (Instituto de Medicina Legal), que servem no acolhimento de crianças, adolescentes, e também para mulheres e o público LGBTQIA+ vítimas de violência.
“A PCRR faz parte dessa causa, promovendo ações de proteção e repressão contra toda a forma de violência contra nossas crianças, que é o nosso âmbito de atuação. Mas, além disso, estamos aliados a todos os demais órgãos de governo que trabalham em prol das crianças, o que nos permite atuar e contribuir em inúmeras situações pelo desenvolvimento saudável de nossas crianças”, afirmou a delegada-Geral Adjunta.
Comitê estadual
O governador Antonio Denarium criou o Comitê Estadual Intersetorial de Políticas Públicas para a Primeira Infância em 19 de junho deste ano. Coordenado pela Setrabes (Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social), o comitê visa promover, prevenir, proteger e defender os direitos da criança na primeira infância, sem discriminação étnico-racial, de gênero, regional, religiosa, ideológica, partidária, econômica, de orientação sexual, de nacionalidade ou de qualquer outra natureza.
Ao todo, 14 órgãos compõem o comitê, sendo 11 secretarias estaduais, a Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. O grupo terá 12 meses para elaborar o Plano Estadual pela Primeira Infância de forma democrática e participativa para deliberação no Cedcar (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Roraima).
Agosto Verde
Em todo o Brasil, o mês de agosto é conhecido como Agosto Verde ou Mês da Primeira Infância, regido pelo PL (Projeto de Lei) 2.034/2021, que prevê a promoção de conscientização sobre a importância da atenção integral às gestantes, às crianças e suas famílias em todo o território nacional.
De acordo com o texto do PL, neste mês devem ser realizadas ações integradas que promovam saúde, educação, proteção, lazer, com ênfase nas ações de promoção de vínculos afetivos saudáveis, de nutrição, de imunização, do direito de brincar e de prevenção de acidentes e doenças na primeira infância.
Jéssica Laurie