Migração: UNODC e DPU promovem capacitação para atendimento a vítimas de tráfico em Roraima

O treinamento busca fortalecer as capacidades e o conhecimento dos agentes públicos – Foto: Ascom /UFR. 

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) divulga o evento com a finalidade de capacitar agentes públicos no atendimento a vítimas de tráfico em Roraima, organizado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNDOC) e pela Defensoria Pública da União (DPU).

A atividade ocorrerá no Auditório do Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal de Roraima, em Boa Vista, nos dias 26 e 27 de maio de 2022.

O treinamento busca fortalecer as capacidades e o conhecimento dos agentes públicos que atuam na rede local de assistência ao migrante. Os módulos serão apresentados por defensores públicos, capacitadores locais, além de especialistas convidados de outras partes do país.

A capacitação vai tratar de temas como trabalho forçado, ações de prevenção e proteção às vítimas de tráfico de pessoas pelas redes do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), crianças migrantes, violência de gênero, racismo e a questão indígena.

A posição geográfica estratégica na fronteira do Brasil com a Venezuela mostra a relevância de tratar do tema de tráfico de pessoas junto à rede local de Boa Vista, principalmente durante a pandemia Covid-19. Durante a crise sanitária, as condições de vulnerabilidade das pessoas migrantes foram exacerbadas, fomentando-se um ambiente propício à ação de grupos criminosos organizados para a prática de diversos delitos, dentre eles o tráfico de pessoas.

Como participar e mais informações, os interessados devem entrar em contato pelos savia.souza@un.org, braz.bruna@un.org.br ou telefone: (21) 98312-7105.

Veja também

Topo