Os militares da Base Aérea de Boa Vista fizeram uma visita institucional à Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (Smst) nesta sexta-feira, 15, para conhecer a Central de Comando e Operações (CECOP) da Guarda Civil Municipal (GCM). O moderno sistema de videomonitoramento, pioneiro na região Norte, possui 90 câmeras distribuídas em 52 pontos estratégicos do município.
Os visitantes foram recebidos pelo inspetor, Walter Rocha. Para ele, apresentar o sistema utilizado pela Prefeitura de Boa Vista é motivo de orgulho. “A GCM trabalhou muito para implementar esse sistema de câmeras na cidade. O trabalho tem rendido frutos, tanto que as entidades co-irmãs estão nos procurando para entender a funcionalidade dele”, explicou.
Tecnologia de ponta
A Prefeitura de Boa Vista utiliza três tipos de câmeras: as Ptz câmeras de movimento 360 graus, operáveis remotamente e zoom de 24x, as LPR câmeras fixas com tecnologia para leitura de placa e as BULLET câmeras fixas que gravam imagens ininterruptamente e podem ser programadas com inteligências artificial.
Segundo o capitão de Infantaria da Força Aérea Brasileira (FAB), Marco Aurélio Stefani Fiuza, a Base Aérea também deseja implantar o sistema dentro de suas organizações para segurança interna. “Essa oportunidade de aprendizado com a GCM é muito útil para a gente. A troca de conhecimento deve ajudar nesse processo”, disse.
Ráyra Fernandes