Ministro Wellington Dias enaltece trabalho integrado com Roraima que garante assistência aos imigrantes

Ministro destacou a expectativa do Governo Federal quanto à normalização da situação política e social na Venezuela, ressaltando que o Brasil mantém uma política diplomática baseada na paz e na boa convivência entre as nações. – Fotos: Arthur Farias / Fernando Oliveira / Neto Figueredo | Secom-RR

O governador em exercício, Edilson Damião, recebeu nesta quarta-feira, 14, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, para o cumprimento de agenda institucional em Roraima. Ao longo do dia, a comitiva percorreu a sede da Operação Acolhida, coordenada pelo Exército Brasileiro, abrigos de assistência humanitária a imigrantes e Cras (Centros de Referência de Assistência Social).

Durante as visitas, o ministro destacou a expectativa do Governo Federal quanto à normalização da situação política e social na Venezuela, ressaltando que o Brasil mantém uma política diplomática baseada na paz e na boa convivência entre as nações.

Em sua terceira visita ao Estado, Wellington Dias afirmou que o objetivo foi acompanhar de perto as políticas públicas voltadas à assistência aos imigrantes e avaliar os impactos do fluxo migratório diante do cenário de instabilidade no país vizinho. Em coletiva à imprensa, o ministro elogiou o trabalho integrado entre o Exército Brasileiro, o Governo de Roraima, prefeituras e organismos internacionais ligados à ONU, especialmente nas ações de interiorização, inserção no mercado de trabalho e estímulo ao empreendedorismo.

“Roraima é um Estado que apresenta crescimento econômico expressivo e, ao mesmo tempo, avanços importantes na área social, mesmo diante dos grandes desafios de estar na fronteira com a Venezuela. Aqui vemos a integração entre o Governo Federal, o Estado, os municípios e a sociedade civil nas áreas da saúde, educação, assistência social e economia. Saio muito impressionado com o que vi, sabendo que ainda temos muito fazer e reafirmo que podem contar com o Governo do Brasil para seguirmos trabalhando juntos”, afirmou o ministro Wellington Dias.

A comitiva contou com a presença da reitora do IFRR (Instituto Federal de Roraima ), Nilra Jane Bezerra; do presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira; do comandante da Operação Acolhida, general de divisão José Luís Araújo dos Santos; da secretária da Setrabes, Tânia Soares; do senador da República Chico Rodrigues; do bispo de Roraima, Dom Evaristo Pascoal Spengler, além de autoridades civis e militares.

O governador em exercício, Edilson Damião, agradeceu a visita e destacou a parceria entre os entes federativos.

“Em nome do governador Antonio Denarium, agradeço a presença do ministro Wellington Dias. Desde cedo visitamos abrigos, Cras e unidades do Instituto Federal para conhecer de perto a realidade das ações desenvolvidas pelo Governo Federal, Governo do Estado e Exército Brasileiro, por meio da Operação Acolhida. Esse trabalho conjunto tem gerado resultados positivos para a população”, ressaltou.

Programa ‘Acredita no Primeiro Passo’ é lançado em Roraima

Durante a agenda institucional, o ministro Wellington Dias lançou em Roraima o programa federal “Acredita no Primeiro Passo”, iniciativa voltada a famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico. O programa oferece cursos de qualificação profissional, apoio à inserção no mercado de trabalho, incentivo ao empreendedorismo e acesso a microcrédito com juros reduzidos, além de orientação técnica especializada.

Edilson Damião destacou a convergência entre a iniciativa federal e políticas já implementadas pelo Governo de Roraima.

“Quando o governador Antonio Denarium assumiu o governo, acreditou no potencial do Estado e fortaleceu a Desenvolve Roraima com a criação do Programa Microcrédito Cidadão, que ampliou os recursos de R$ 5 milhões para R$ 33 milhões e beneficiou mais de cinco mil pessoas, sendo mais de 70% mulheres. Ver o Governo Federal lançar o ‘Acredita no Primeiro Passo’ confirma que estamos no caminho certo, promovendo geração de renda, aquecimento da economia e oportunidades para quem mais precisa”, enfatizou.

A visita ministerial contou ainda com almoço na Cozinha e Lavanderia Social da Cáritas, coordenada pela Diocese de Roraima; visita à sede da Operação Acolhida, que completa oito anos de atuação no Estado; e aos abrigos Rondon 1 e Tuaranoko, onde foram realizadas apresentações culturais, exposição e comercialização de artesanato indígena.

Ana Carolini Gama e Lidiane Oliveira

Veja também

Topo